terça-feira, 1 de setembro de 2015

TV diz como Ricardo Murad operou esquema de superfaturamento

A TV Guará exibiu reportagem na noite desta segunda-feira (31) denunciando esquema de lavagem de dinheiro montado por Ricardo Murad enquanto esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para financiar a campanha eleitoral da filha Andrea Murad e do genro Sousa Neto, que foram eleitos deputados estaduais. O esquema funcionava a partir do superfaturamento de contrato para locação de helicópteros para a Secretaria de Estado da Saúde durante a gestão de Ricardo Murad.
images







Os indícios do crime estão registrados em relatório da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) que encaminhou toda a documentação para a Polícia Civil. O relatório recomenda o indiciamento de Ricardo Murad, Andrea Murad e Sousa Neto pelos crimes licitatórios da Lei 8.666/93, peculato do art. 312 do Código Penal e lavagem de dinheiro da Lei 9.613/98.
Durante a gestão de Ricardo Murad a Secretaria de Saúde pagou uma quantia milionária à PMR Táxi Aéreo, mas o transporte médico era realizado na maior parte das vezes pelo GTA enquanto os helicópteros da PMR eram poupados. De acordo com a reportagem, até mesmo o atendimento de uma pessoa, em Cururupu, foi negligenciado pela Secretaria de Saúde no dia 17 de setembro de 2014. Nessa data, o uso do helicóptero-ambulância estava reservado para Ricardo Murad ir até São João dos Patos.
O relatório da Secretaria de Transparência e Controle aponta danos aos cofres públicos em mais de R$ 2,2 milhões e envolve duas empresas ligadas ao empresário Cristiano Lindner, a PMR Táxi Aéreo e a CC Pavimentadora. Os valores superfaturados da locação de aeronaves eram pagos pela Secretaria de Saúde à PMR Táxi Aéreo, cujo sócio é Cristiano Lindner, e depois parte desses valores era doado pela CC Pavimentadora, cujo diretor é Cristiano Lindner, para as campanhas de Andrea Murad e Sousa Neto.
A planilha de voos também revela que durante o ano de 2014 a PMR operou poucas vezes se comparado ao valor contratado e a quantidade de viagens só aumentou durante o período da campanha eleitoral, apesar do GTA continuar fazendo o transporte de enfermos. Foi nesse período que 40% das viagens foram destinadas a Coroatá, reduto eleitoral da família de Ricardo Murad.

Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...