quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Conheças as propostas do candidato a vereador Teófilo em Parnaíba-PI

Parnaíba tem um rico patrimônio arquitetônico, ambiental e artístico. Sendo assim, é inadmissível o estado de estagnação cultural em que vivemos há anos, impedindo o desenvolvimento turístico e com isso, não aproveitando essa indústria utilizada no mundo inteiro como geração de renda e desenvolvimento sócio-cultural.

Acredito que organizando e fortalecendo a classe artística, promovendo intercâmbios, eventos diversos, profissionalizando, divulgando e fomentando toda a classe, conseguiremos elevar o turismo, colocando-o no patamar em que merece estar, deixando de ser sazonal e atraindo turistas o ano todo.

Não acredito em turismo sem cultura. Ele até existe e, infelizmente, o conhecemos bem, porque este é, praticamente, o unico tipo de turismo que existe em nossa cidade, mas não nos enriquece, na verdade, faz o efeito contrário. É também, inadmissível que uma cidade como a nossa tenha se transformado simplesmente em uma “cidade-dormitório”, servindo apenas de passagem para o Delta, os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara no Ceará. Nossa privilegiada localização geográfica tem que ser utilizada para nos enaltecer, fortalecer e mostrar a belíssima cidade e a riquíssima diversidade cultural que temos e somos.

Nossos paradisíacos cenários favorecem a prática de esportes outdoor (ou de aventura), como kite surf, rapel, bike, surf, trekking, também utilizados no mundo inteiro como destacados atrativos turísticos. Falta-nos apenas intervenção das iniciativas pública e privada para o preparo, estruturação e divulgação afim de que nossa cidade seja destaque também nessa modalidade de turismo.
Pretendo criar um calendário de eventos para o ano todo e não apenas na alta estação, onde o aumento do fluxo turístico é mais evidente (ano novo, carnaval e férias de Julho). A música, o audiovisual, o teatro, o artesanato, as artes plásticas, a literatura, são exemplos de riquezas inexploradas que temos. Festivais de todos os tipos, feiras diversas e uma gama de outros eventos envolvendo essas nossas expressões artísticas e culturais, podem e devem muito facilmente ser implementadas por meio de projetos de lei, leis de incentivos Federal, Estadual e Municipal, esta última que temos e não utilizamos, para realizar esses importantes incrementos socioculturais e turísticos.

Entendo que nossa rica diversidade cultural deve fortalecer o segmento turístico e deve ser, também, levada às comunidades cujo acesso ao conhecimento e entretenimento é limitado ou inexistente. Tornar o conhecimento acessível é meio de geração de renda para a população e, consequentemente, inclusão e desenvolvimento sócio-cultural.

Para isso, buscaremos o apoio e trabalharemos em parceria com a nossa bancada de deputados no que tange à liberação de emendas parlamentares destinadas para, nesse caso, a realização de eventos culturais, a exemplo dos que já acontecem em cidades próximas do Piauí e estados vizinhos, como Festival de Inverno de Pedro II; Barra Jazz e Caju Bossa, em Cajueiro da Praia; Simplificado, em Simplício Mendes; Festival da Cachaça, em Castelo; Festival do Mel, Chorinho e Cachaça, em Viçosa-CE; Festival Música na Ibiapaba, em Ibiapaba-CE; Lençóis Jazz & Blues Festival, em Barreirinhas-MA, para citar apenas alguns. O que falta para Parnaíba ter em seu calendário cultural anual, eventos desse nível? Que, além do lazer, podem agregar formação profissional à população local, mediante oficinas, workshops e capacitações. E não nos esqueçamos que, além da música, temos teatro, literatura, cinema, artes plásticas, artesanato, dança e muito mais. 
Acredito em uma Parnaíba cultural e economicamente rica, como já foi e estou certo de que os quase 30 anos vivendo de arte e cultura, fazendo e promovendo ações nesse campo, me credenciam a ser o vereador capaz de trabalhar em prol de ações para preencher essas dolorosas lacunas socioculturais que infelizmente persistem maltratando a nossa pobre/rica Parnaíba.

Todas as áreas citadas acima são naturalmente a minha vida, mas a vida do próximo sempre me comoveu. Por isso me interesso por projetos e ideias simples utilizadas no mundo inteiro para transformação social. Geração de renda através da coleta seletiva, reciclagem.

A grande vontade em mim somada à experiência nas áreas nas quais me proponho a atuar, multiplicada pelo infinito amor que tenho por Parnaíba e nossa gente e, principalmente, com a nossa vontade de mudar para melhor a realidade, serão o fator determinante para essa transformação. Tenho certeza que serei um vereador diferente. Juntos faremos mais!


Do Teófilo 

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...