Na manhã deste domingo (24), um grupo de amigos vaqueiros dos municípios de Alegrete do Piauí (sede e localidades rurais como ‘Pocinhos’ e ‘Olho ‘D’aguinha’) conduziram uma grande cavalgada ao lado também de representantes dos municípios vizinhos, como São Julião (Mandacaru)
A manifestação, em apoio a cultura da vaquejada, tanto a prática esportiva, como a cavalgada e demais atividades, saiu do povoado ‘Pocinhos’ e seguiu até ‘Olho D’aguinha’, onde os vaqueiros e admirados desta grande representação nordestina foram recebidos pelo senhor ‘Xeque’ para uma confraternização. A localidade é conhecida como o berço da vaquejada em Alegrete do Piauí, sendo a sede do primeiro evento no município.
Ainda no ato do trajeto, os vaqueiros, convidados e conduzidos pelos organizadores como Agnaldo Ramos, Raimundo Luz, Adelino dentre outros, fizeram uma parada no povoado ‘Mandacaru’ para uma celebração ecumênica realizada pelo padre Grigorio Lustosa Leal.
Presente ao evento, o ex-prefeito de Alegrete do Piauí, Edilton Alencar, um dos apoiadores do evento e um dos primeiros vaqueiros do município, destacou a satisfação de estar presente no local marcado pela história da vaquejada e também sua história pessoal, lembrando a prática que acontecia na antiga casa de ‘Dodô Rocha’.
Ao Piauí em Foco, Edilton Alencar também reforçou a importância de manter as práticas tradicionais do nordeste, promovendo ações como esta que, segundo o mesmo, faz um resgate da cultura nordestina, a fim de transmitir os verdadeiros costumes enraizados no desenvolvimento da região e de seu povo.
Confira as fotos:
Do Piauí em Foco