segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

19 casos de doença de chagas são registrados em Pedro do Rosário

Casos de Doença de Chagas foram detectados na pequena localidade Boa Fé, na zona rural do município de Pedro do Rosário (MA). Até o momento, 19 casos positivos foram detectados no mesmo povoado. Um alerta foi encaminhado por profissionais que trabalham na área da saúde no município.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a contaminação pontual se deu pela ingestão do suco da bacaba. Todos os pacientes estão sendo acompanhados e tratados pela Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e pela equipe da Regional de Saúde de Pinheiro, ao qual o município está inserido. Uma equipe da SES de São Luís, composta também por um infectologista, chega nesta segunda-feira (26) na região para acompanhar os casos.
Amostras laboratoriais dos pacientes serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen). Por meio de nota, a secretaria informou que a situação já está sendo encaminhada conforme protocolo exigido, com notificação para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional.
Transmissão
Entre as formas de transmissão mais comuns da doença estão a oral, pela ingestão de alimento contaminado com os parasitas; da mãe para o filho de forma congênita e transfusões de sangue.
Sintomas
Os doentes podem apresentar um quadro de febre constante, inicialmente elevada, diarreia, vômito, dores de cabeça e musculares. Casos complicados podem evoluir com manifestações cardíacas, além do comprometimento do fígado e baço.

Fonte:MA10

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...