Sete municípios do Maranhão já decretaram situação de emergência por conta dos alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Marajá do Sena foi a cidade mais afetada. Também estão em emergência a cidade de Pedreiras, São João do Soter, Brejo, Trizidela, Lago dos Rodrigues e Presidente Dutra.
Outros alagamentos foram registrados em Caixas, Tuntum e outros municípios, mas não foi decretada situação de emergências nesses locais. A Defesa Civil está fazendo um acompanhamento nas áreas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o estado do Maranhão está em perigo iminente com risco de deslizamentos e alagamentos.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, medicamentos, colchões e águas estão sendo destinados às cidades em situação de emergência. Além disso, para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes, o benefício do Bolsa Família será adiantado à elas.
De acordo com o boletim do corpo de bombeiros, mais de 650 famílias acabaram prejudicadas pelos alagamentos. Ocorrências de chuvas devem continuar nos próximos dias, o volume de água pode chegar até 50 milímetros nas cidades.
O Governo do Estado informou que está dando assistência e atendimento às famílias pela Força Estadual de Saúde (Fesma). Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 193.