quinta-feira, 12 de abril de 2018

Sete municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas no MA

Resultado de imagem para Sete municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas no MA

Por conta do grande volume de chuvas que atinge o Maranhão nos últimos dias, 17 municípios estão em estado de calamidade e sete municípios declararam situação de emergência. As cidades são: Marajá do Sena, Presidente Vargas, Brejo, Pedreiras, Lago dos Rodrigues, São João do Sóter e Trizidela do Vale.

 
No total, 851 famílias foram afetadas nas seguintes cidades:
 
  • Marajá do Sena – 114 famílias
  • Pedreiras – 87 famílias
  • Trizidela – 98 famílias
  • Presidente Vargas – 300 famílias
  • Brejo – 200 famílias
  • Bacabal – 36 famílias
  • Imperatriz – 15 famílias
  • Cantanhede – 1 família

Os 17 municípios afetados pela chuva são: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela do Vale, Nina Rodrigues, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, Paulino Neves, Bacabal, Imperatriz, São João do Sóter, Tuntum, São Luiz Gonzaga, Rosário, Timbiras, Cantanhede e Esperantinópolis.
O nível dos rios Itapecuru e Mearim, os dois principais rios do estado, chegaram a subir quase cinco metros acima do nível normal. Segundo o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem chovido acima da média neste mês e a previsão é que ocorram mais chuvas fortes até o fim de abril.
A média histórica de chuvas no mês de abril é de 476 milímetros, e de acordo com a meteorologia, a previsão é que este número seja ultrapassado. A expectativa é que somente a partir dos meses de maio, junho e julho é que tenha uma diminuição no volume de chuvas.
 
Estragos causados pela chuva no estado 
Resultado de imagem para Sete municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas no MA
 
As chuvas causaram estragos no município de Estreito, a 750 km de São Luís. Nesta quinta-feira (12), o cemitério municipal amanheceu debaixo de água. Os túmulos foram praticamente encobertos com água que caiu durante a madrugada na região.
 
Na última terça-feira (10), as fortes chuvas que caíram no estado provocaram uma enchente no município de Tuntum, a 365 km de São Luís. Ruas, avenidas e casas ficaram completamente alagadas obrigando centenas de moradores a deixarem o local.
A enchente foi causada pelo transbordamento do Riacho Tuntum que cruza a cidade. Os moradores dos bairros Ana Isabel, Vila Mata, Tuntum de Cima e Residencial Maria Helena estão entre os bairros mais prejudicados com os alagamentos.

Resultado de imagem para Sete municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas no MA
 
O km 300 da BR-135, próximo a Presidente Dutra foi destruído pela chuva, o que comprometeu o trânsito no local. Por conta do alagamento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) sinalizou dois desvios para facilitar o tráfego na área. Os motoristas que precisam passar pelo local, devem seguir pelo desvio que começa no município de São Mateus e termina em Caxias, outro desvio também começa em São Mateus e segue até Governador Eugênio de Barros.
 
Fonte:G1MA

Fazenda Tourada Agropecuária terá o dia de campo em setembro

  Atenção para este convite...