sábado, 23 de março de 2019

Nasa divulga fotos do grande meteorito que explodiu na atmosfera da Terra


A Nasa divulgou na sexta-feira (22) fotos tiradas por um de seus satélites do poderoso meteorito que sobrevoou o mar de Bering em 18 de dezembro, sem ser visto por nenhum ser humano.


Nestas imagens tiradas alguns minutos após a desintegração da grande rocha espacial na atmosfera, a sombra deixada pelo rastro do meteorito nas nuvens é distinguível.

Há também uma nuvem laranja: é a nuvem de partículas consumidas em temperaturas muito altas e criada pela bola de fogo gerada pela explosão.


As imagens foram tiradas pelo satélite Terra. Um dispositivo tirou uma foto às 23h50 (GMT, três horas à frente do horário de Brasília). Cinco das nove câmeras de um segundo instrumento a bordo do mesmo satélite tiraram cinco fotos às 23h55 (GMT). O Jet Propulsion Laboratory da Nasa agrupou as imagens em um GIF animado que mostra a emissão da nuvem laranja de poeira.
A Nasa estima que a explosão ocorreu às 11h48 (GMT), cerca de 26 quilômetros acima do mar de Bering, uma região do oceano Pacífico que separa a Rússia do estado do Alasca, nos Estados Unidos.

Energia liberada

O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da Nasa estimou que a energia liberada pela explosão foi de 173 kilotons, 10 vezes mais destrutiva do que a bomba atômica de 15 kilotoneladas que destruiu Hiroshima em 1945.
A primeira foto do fenômeno tinha sido feita por um satélite meteorológico japonês e divulgada nesta semana.

Um meteorito é o fenômeno luminoso que ocorre quando um asteroide, ou outro corpo celeste, entra na atmosfera da Terra. É comumente chamado de estrela cadente. Mas se não vaporiza completamente e alguma parte dele atinge a superfície da Terra, é chamado de meteorito.

O de 18 de dezembro foi o meteorito mais potente desde a bola de fogo de Tcheliabinsk, na Rússia, em 2013. Milhares de pessoas ficaram feridas com a explosão de janelas.

G1



Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...