sexta-feira, 5 de abril de 2019

Com dez meses de entrega, MA-320 tem buracos na pista e ponte inacabada

Placa alerta motoristas para reduzir a velocidade em trecho da MA-320 no Maranhão — Foto: Sidney Pereira/TV Mirante

Trechos da MA-320 no município Santo Amaro do Maranhão, localizado a 241 km de São Luís, já apresentam inúmeros problemas estruturais com menos de dez meses após a sua inauguração, feita pelo governo do Maranhão, em junho de 2018.
A camada de asfalto que foi colocada está esfarelando e os buracos na pista crescem rapidamente, tornando o trajeto de quem passa pelo local mais longo e complicado. Além disso, outro trecho da via que foi construída com bloquetes de concreto está afundando na areia. Por conta do problema, placas de sinalização foram colocadas para avisar os motoristas dos perigos que a estrada oferece.


Com pouco mais de 30 km, a MA-320 começa na BR-402 até Santo Amaro do Maranhão e foi planejada para estimular o turismo no extremo norte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e conceder acesso para as comunidades da região que viviam isoladas.
A estrada foi inaugurada, mas faltou finalizar a construção de uma ponte. Usada como principal acesso para chegar ao município, muitos moradores se arriscam em parte do projeto que ficou parado. Sem a ponte, não há transporte e as crianças são obrigadas a ir a pé todos os dias para a escola e se arriscam ao realizar a travessia pela obra inacabada.

Ponte inacabada é um dos principais acessos para o município de Santo Amaro — Foto: TV Mirante

Para não ficar isolados, os moradores improvisaram uma escada que é usada para conseguir subir pela ponte. Enquanto a obra não é finalizada, quem precisa chegar até o outro lado atravessa por meio de balsas e canoas, um serviço que é cobrado na região.
O projeto de construção e execução da ponte foi realizado pela Construtora Sucesso S.A, a mesma que executou os serviços de pavimentação na MA-315, no trecho entre os municípios de Barreirinhas e Paulino Neves.
O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) entrou, no último sábado (30), com uma Ação Popular na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís contra o Governo do Maranhão, por conta das condições da MA-315. Por conta disso, a Justiça do Estado determinou que o governo se manifestasse em até 72h, sobre as condições da rodovia.
Dez meses após entrega, MA-320 já apresenta vários problemas de infraestrutura. — Foto: TV Mirante

Por meio de nota, o governo do Estado informou que a Construtora Sucesso que é responsável pela estrada vai iniciar os reparos nesta sexta-feira (5). Procurada, a Construtora Sucesso S.A não se manifestou.
Também por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra) disse que deve concluir os trabalhos de construção da ponte até agosto deste ano.

G1MA

Vereador de Madeiro é investigado por recebimento irregular de pagamento

O Ministério Público do Estado do Piauí (@mppioficial ), por meio da Promotoria de Justiça de Luzilândia, instaurou um procedimento preparat...