sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Cocaína apreendida iria render 3 toneladas, vendidas a R$ 75 milhões

O delegado titular da Delegacia de Prevenção e Repressão ao Entorpecente, Cadena Neto, informou, na quinta-feira (12), que a droga apreendida há dois dias em Teresina, era uma tonelada de cocaína pura, chamada de espinha de peixe, que é muito forte e pode causar more por overdose.

Por isso, de acordo com o delegado Cadena Neto, a tonelada seria misturada com outras substâncias como pó de confeiteiro, pó de vidro e bicarbonato de sódio, para se transformar em 3 toneladas, que seriam vendidas no varejo por R$ 75 milhões.


Cadena Neto informou que os 7 traficantes presos afirmaram, em seus depoimentos, que a cocaína estava vindo do Porto Velho (RO) e ficaria no Piauí para que fosse distribuída para o Ceará e Bahia e , depois, para os portos nos dois estados para a Europa e África.
“A droga seria dividida para o Cearé e Bahia. Depois, a droga seria embarcada nos portos dos dois estados para a África e Europa”, afirmou Cadena Neto.
Ele adiantou que o juiz Valdemir, da Coordenação das Audiências de Custódia, determinou a prisão preventiva dos sete acusados de tráfico de drogas o piloto de avião André Luís de Oliveira Cajé Ferreira, um dos líderes do grupo; João da Cruz Marques, garimpeiro do Piauí e que atuava no Pará, mas foi o responsável por dar apoio e infraestrutura para a quadrilha em Teresina; Alexandre Barros Pereira de Meneses; Alexandre Vagner Ferraz (piloto de avião); Alexandro Vilela de Oliveira; Vagner Farabote Leite (piloto de helicóptero) e; Renato Solon Gondim Magalhães (piloto de avião
Cadena Neto afirmou que um avião apreendido foi repassado, por ordem judicial, para o Batalhão Aéreo da Polícia Militar.
De acordo com ele, os pilotos de aeronaves e os outros traficantes de droga estavam em Teresina há dez dias e se reuniam nos shoppings , hotéis e restaurantes para acertarem a transferência da cocaína de Teresina para Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
É o terceiro avião que é apreendido no Piauí comprovando que o Piauí está na rota do tráfico de drogas. Em 2015, um avião de traficantes foi apreendido em Assunção do Piauí, outro na região de São Miguel do Tapuio em 2018 e e agora o de 2019.
O delegado Cadena Neto disse que a quadrilha tem ramificação e é interestadual.
Por isso , tem um chefe que não está entre os presos e serão feitas novas prisões.
Juiz determina que droga apreendida em Teresina seja incinerada 
O juiz Valdemir Ferreira Santos da Central de Inquéritos de Teresina determinou a destruição dos cerca de 1 tonelada de cocaína apreendida na cidade de Teresina.
O magistrado acatou pedido do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO). “Relata que a substância apreendida (1.000 KG) de uma substância pulverizada cor branca assemelhada a cocaína, já foi devidamente periciada de forma preliminar conforme fl.68/69 conforme REQ.n°304/GRECO/2019 e que não pode permanecer nas dependências da delegacia”, reportou o juízo.
Segundo a legislação brasileira, “a destruição das drogas será executada pelo delegado de polícia competente no prazo de quinze dias na presença do Ministério Público e da autoridade sanitária”.
“Assim, verificado nos autos a regularidade do laudo preliminar pericial de constatação de fls.68/69, com fundamento na Lei nº 11.343, determino a destruição das drogas apreendidas no Auto de Prisão em Flagrante, devendo ser lavrado auto circunstanciado pelo delegado de polícia, certificando-se neste a destruição, guardando amostra para eventual contraprova” determinou o juiz.
Ainda não há explicações dadas pela polícia sobre a escolha do aeródromo particular para o pouso das aeronaves.
Meio Norte

Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...