quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Fenômeno 'halo solar' é visto em Magalhães de Almeida e várias cidades do Maranhão


Na tarde da última segunda-feira (23/12/19), entre as 12h20 e 12h30, um fenômeno no céu chamou a atenção de moradores de Magalhães de Almeida e várias cidades maranhenses. As pessoas ficaram encantadas com o que observaram por alguns minutos. Para muitos, parecia um eclipse solar, mas não era. O círculo, que tem o aspecto de um arco-íris, caracteriza o ‘halo solar’, que é um evento óptico que acontece na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera terrestre.

O que dizem os meteorologistas sobre o fenômeno.

O fenômeno, que não é considerado raro, é visto quando a luz do sol atravessa nuvens altas com cristais de gelo.
O fenômeno óptico ocorre quando se tem a presença de nuvens de 8 a 10 mil metros de altitude que são formadas por cristais de gelo. Quando a luz do sol é refletida por esses cristais de gelo, ela tem essa coloração de um arco-íris que se forma em torno do sol, mas isso é devido a presença dessas nuvens.
Embora algumas pessoas relacionem o halo solar à chuva. Especialistas garantem que a formação do círculo colorido ao redor do Sol nada tem a ver com a possibilidade de precipitações, diferentemente do arco-íris, que é inerente à água. O fenômeno não é redondo por causa do formato do Sol, e sim porque os cristais de gelo são hexagonais. Eles acabam refletindo a luminosidade em forma de círculo.

Em agosto deste ano, o mesmo fenômeno foi registrado no sul do Estado. Nas cidades de Balsas e Feira Nova do Maranhão, o halo solar se tornou mais perceptível. Enquanto esteve no céu, no dia 16, muitas pessoas admiraram o círculo colorido, entre as 9h e 11h.

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...