quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Sub-adutora da Caema se rompe na Barragem do Bacanga e abastecimento de água para a região é interrompido

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informa que, no fim da tarde desta quarta-feira (25), houve rompimento acidental de sub-adutora de 900mm que abastece a área Itaqui-Bacanga.

A Companhia informa que tomou providências iniciais imediatas para a correção, com aberturas de registros e manobras para evitar desperdício de água e início da etapa de manutenção corretiva.

Devido à complexidade da manutenção, a Concessionária de Energia Elétrica também foi acionada e já se encontra no local para dar suporte à operação.

O rompimento se deu na parte da tubulação que passa por dentro da treliça de sustentação, ao lado da estrutura da Barragem. Por isso, a operação para troca do tubo rompido será complexa, com a necessidade de uso de guindaste. Os trabalhos deverão ser concluídos ao longo de toda esta quinta-feira (26).

Rompimento no mesmo local em 2018

O último rompimento da sub-adutora de 900mm, na Barragem do Bacanga, foi registrado no dia 20 de junho de 2018. O rompimento foi provocado pelo alto teor de oxidação do tubo, em uso há 30 anos.

Na ocasião, a Caema concluiu os trabalhos de substituição do tubo rompido em 24 horas. O então diretor de operações, Carlos Rogério, disse que o trabalho de substituição do tubo foi demorado porque o rompimento se deu dentro da treliça, a estrutura metálica que sustenta a tubulação na passagem pela Barragem do Bacanga. 

Foi necessário o uso de um guindaste para retirar o tubo que se rompeu e colocar um novo, passando por cima da rede elétrica, localizada ao lado da treliça. Além disso, teve que se montar toda uma estrutura para que os operários executassem o serviço com segurança.
Blog Gilberto Lima

Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...