O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, confirmou, no início da tarde de quinta-feira (9), a sétima morte por Covid-19 no Piauí. A vítima, de Teresina, é uma mulher de 22 anos de idade, a mais jovem a morrer em decorrência do novo coronavírus no estado. De acordo com as investigações da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), a jovem era obesa. Em menos de três dias, o estado já registrou três mortes.
"Hoje nós divulgamos o sétimo óbito no Piauí, o fato que lamentamos, no entanto nossa obrigação é ser transparente para com a sociedade, levar as informações precisas para que a sociedade possa ter conhecimento de todos os fatos e atos que são praticados e aquilo que acontece. Nosso boletim já apresenta 38 casos confirmados, sendo 7 óbitos e 917 casos descartados." declarou o secretário.
Em boletim divulgado na noite de ontem, quarta-feira (08), a Secretaria de Saúde (Sesapi) divulgou o total de seis óbitos. Quanto aos casos confirmados, subiram de 31 para 38. Os novos casos são todos de Teresina, sendo três mulheres, com idades de 22, 26 e 37 anos e quatro homens, com idades de 64, 69, 70 e 91 anos. De acordo com o boletim, o Piauí possuí 917 casos descartados.
Em um vídeo enviado a Rede Meio Norte, o secretário de saúde Florentino Neto informou que o Laboratório Central do Piauí - Lacen está trabalhando 24 horas para atender a grande demanda de exames e dar celeridade a divulgação do número de casos no estado.
"O Laboratório Central do Piauí foi um dos primeiros do Nordeste a realizar exames no próprio estado, antes a gente tinha que mandar para São Paulo, nós estamos na terceira semana de execução dos exames aqui mesmo, na primeira semana nós tivemos uma lentidão, porque o número de amostras, material enviado pelo ministério para possibilitar a realização desses exames era muito pequena. Fizemos uma reclamação e conseguimos ampliar essa quantidade e o Lacen está funcionando 24 horas por dia, o que permitiu já ontem ele examinar totalidade de amostras que estavam pendentes de analise, e consequentemente assim a gente ter mais celeridade nessa divulgação." declarou Florentino Neto
Ao finalizar o secretário disse que as amostras estão sendo colhidas nos hospitais públicos e particulares, pronto socorros e pronto atedimentos de todo o Piauí.
"As amostas estão sendo recebidas nos hospitais, nos pronto atendimentos, prontos socorros, hospitais regionais, hospitais privados, hospitais da rede municipal das 7h às 00h. O Lacen funciona internamente durante 24h para atender a demanda que estão sendo posta."
Meio Norte