sábado, 26 de junho de 2021

Prefeitura de São Bernardo assina Cooperação Técnica para iniciar projeto de Cidade Inteligente

Gildean Farias

A Prefeitura de São Bernardo assinou o acordo de cooperação técnica que viabiliza a implantação do projeto de Cidade Inteligente, ou Smart City no município. Os estudos de viabilidade serão desenvolvidos pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil). O Instituto já implementou o programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em cidades mineiras como Carmo do Cajuru e Ouro Preto. Ele também é parceiro do Governo do Piauí, onde dez municípios já aderiram à cooperação técnica para implantação do projeto.

A PPP de Cidade Inteligente integra três soluções inovadoras e rentáveis para a gestão de São Bernardo. Para a eficientização da iluminação, a proposta é implementar luminárias de LED, que geram menor custo e maior sensação de segurança ao cidadão, devido ao potencial de luminância dessa tecnologia.

Já no âmbito da conectividade, o projeto integra à iluminação pública a criação de uma infraestrutura de dados com fibra óptica, que oferecerá serviços como Wi-Fi gratuito nas vias públicas, videomonitoramento integrado ao sistema da Polícia Militar e internet cabeada em prédios públicos, como escolas, postos de saúde e hospitais.

Com o investimento nos painéis de Energia Solar Fotovoltaica, São Bernardo terá geração de energia limpa e sustentável garantida. Além de mais economia, esse projeto representa um passo certeiro do município em direção a uma tendência promissora nos próximos anos: energias renováveis. Na prática, a implantação dos painéis prevê uma redução significativa na conta de luz dos prédios públicos da cidade.

A assinatura do termo de cooperação técnica é o primeiro passo para que São Bernardo entre para a lista dos municípios que estão investindo em soluções inteligentes. A parceria firmada pelo prefeito João Igor (PDT) representa a preocupação da cidade em atrair investimentos em áreas primordiais para o desenvolvimento municipal. “A implantação da PPP de Cidades Inteligentes trará mais qualidade nos serviços oferecidos aos bernardenses”, destacou João Igor.

Com a assinatura do acordo, a próxima etapa é a capacitação do Governo Municipal. O IPGC realizará uma oficina para que os governantes estejam preparados para receber e executar o projeto em todas as etapas.

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...