A jovem bernarndense Gaby Cavalcante, de 22 anos, morreu no hospital Dutra, na capital maranhense após 22 dias internada lutando contra a doença Lúpus.
A jovem que era cantora e residia no povoado Enxu município de São Bernardo/MA, e onde seu corpo será velado e sepultado.
Gaby era muito popular e a notícia de seu falecimento pegou todos de surpresa.
Segundo o Clínico Geral Dr. Arthur Frazão, lúpus, também conhecido como lúpus eritematoso, é uma doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, o que pode provocar inflamação em várias partes do corpo, especialmente articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões.
Geralmente, o lúpus é mais comum em mulheres jovens, entre os 14 e os 45 anos, e seus sintomas têm tendência a ir surgindo desde o nascimento. Porém, é comum que a doença só seja identificada vários anos depois dos primeiros sintomas, devido a uma crise de sintomas mais intensos após uma infecção, uso de algum medicamento ou, até, devido à exposição exagerada ao sol.
Embora o lúpus não tenha cura, existem alguns tratamentos, indicados pelo reumatologista, que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa, podendo ser indicado o uso de remédios anti-inflamatórios, corticoides ou imunossupressores.