Por Liliane Cutrim, g1 MA
Maranhense termina viagem pelas 217 cidades do Maranhão a bordo de um fusquinha azul 1974O vendedor Sinaldo Rodrigues, de 38 anos, largou tudo para viajar pelo Maranhão com seu Fusca 1974 e terminou a viagem depois de pouco mais de sete meses. Por meio das redes sociais, o fusqueiro viajante compartilhou, ao longo dos meses, a aventura de percorrer as 217 cidades do Maranhão a bordo do seu fusquinha azul (veja o vídeo acima).
A jornada começou em 22 de junho de 2021, em uma data simbólica, o Dia do Fusca. Ao g1, Sinaldo Rodrigues, que é natural do município de Alto Alegre do Maranhão, cidade localizada a 205 km de São Luís, diz que a viagem foi a realização de um sonho.
“Essa viagem toda foi mágica, foi linda demais, a realização de um sonho. Foi Deus que me guardou a todo momento e foi lindo isso”, disse o vendedor.
Inicialmente, o projeto era conhecer algumas cidades do Maranhão, mas só daqui a uns anos. Entretanto, a perda de alguns entes queridos durante a pandemia de Covid-19, abalaram o maranhense que decidiu antecipar a viagem em busca de renovação.
O que era para ser somente um passeio em algumas cidades, rapidamente se tornou em um projeto que decidiu contemplar todos os 217 municípios do estado.
“A ideia inicial não era percorrer todo o Maranhão. Mas as pessoas começaram a pedir: ‘Vem aqui na minha cidade, que tem muita coisa boa pra conhecer’. Foi daí que decidi percorrer todas as cidades e mostrar o máximo que eu puder da cultura, da peculiaridade de cada lugar e a beleza do nosso estado”, destacou o aventureiro
E para quem pensa que ele quer parar após o fim dessa jornada, se engana. Segundo Sinaldo Rodrigues, a viagem despertou o desejo de conhecer todos os estados do Brasil e outros países da América do Norte e do Sul.
Sinaldo Rodrigues explica que decidiu conhecer primeiro cada pedaço do Maranhão como forma de conhecer o estado por completo e a partir disso, valorizar mais as riquezas, belezas e pluralidade cultural que só o estado possui.
Maranhense termina viagem pelas 217 cidades do Maranhão a bordo de um fusquinha azul 1974 — Foto: Divulgação/Redes sociais
“O Maranhão é o primeiro passo, pois eu não poderia percorrer o Brasil sem antes conhecer o meu estado. Até porque quando eu for sair do Maranhão, percorrer os outros lugares, as pessoas vão me perguntar: ‘E aí, como é lá o Maranhão?’ E agora, eu posso dizer que conheço o Maranhão”, afirmou o fusqueiro.
Maranhense termina viagem pelas 217 cidades do Maranhão a bordo de um fusquinha azul 1974 — Foto: Divulgação/Redes sociais
Dificuldades e solidariedade
Em meio a uma viagem cercada de alegria, belezas naturais e muita diversão, o aventureiro maranhense também precisou enfrentar muitas dificuldades. De acordo com Sinaldo, o cansaço foi um dos maiores desafios, já que ele além de dirigir, tinha que realizar atividades domésticas, como lavar a louça e suas roupas, além de preparar suas refeições
Para Sinaldo manter a rotina de atualização diária das redes sociais que mostravam a aventura, também foi um desafio, principalmente por conta de problemas com a conexão de internet.
E, além dessa rotina exaustiva, a precariedade de algumas estradas do Maranhão também foi um desafio para o viajante e, claro, para o fusquinha, que apesar de ser bem conservado, enfrentou dificuldades para rodar em alguns lugares. Mesmo assim, o fusquinha não enfrentou nenhum problema mecânico sério.
“Enfrentei muitas dificuldades e a principal dela foi em algumas estradas, como Marajá do Sena e Alto Parnaíba. São cidades de difícil acesso, mas conseguimos chegar lá. Teve muito perrengue, mas teve também muita alegria e a principal delas foi encontrar as pessoas”, explicou.
Maranhense termina viagem pelas 217 cidades do Maranhão a bordo de um fusquinha azul 1974 — Foto: Divulgação/Redes sociais
A princípio, os recursos para custear a viagem vieram das economias pessoais do vendedor e de apoios financeiros dado por pequenos empresários. Entretanto, com tantas cidades para visitar, as economias foram acabando e Sinaldo Rodrigues contou com o apoio de admiradores do projeto.
O vendedor diz que após ter a sua história mostrada no g1 MA e em outros veículos, conseguiu mais apoio e ajuda financeira.
Maranhense termina viagem pelas 217 cidades do Maranhão a bordo de um fusquinha azul 1974 — Foto: Divulgação/Redes sociais
“Quando eu chegava na cidade, que eu era reconhecido pelas pessoas. Isso me deixou muito feliz, porque a receptividade das pessoas em alguns lugares foi fundamental. Esse foi o gás principal pra me dar força pra eu continuar viajando, porque teve dias, sinceramente, que eu pensei em desistir. Não foi fácil. Eu recebi vários dinheiro das pessoas, comecei a vender uns chaveiros, uns adesivos e tem uma rifa também que estou fazendo online, foi assim que consegui fechar ”, explicou o vendedor.
Após a longa jornada, Sinaldo Rodrigues conta que pensa em registrar a aventura em um livro que vai contar com detalhes sobre as cidades, a história, curiosidades e cultura do Maranhão.
“Eu quero escrever um livro dessa minha trajetória pelo Maranhão, onde eu vou citar o nome das 217 cidades, das pessoas que me marcaram durante essa viagem. E tem alguns fatos que aconteceram, que eu só quero contar no livro”, afirmou o viajante