Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Federal no Maranhão, em cooperação com a Superintendência Regional de Polícia Federal do Rio Grande do Sul, deu cumprimento a dois mandados de busca e apreensão e outro de busca pessoal, contra investigados pelos crimes de tráfico de pessoas e redução a condição análoga à de escravo.
As buscas foram feitas durante a operação ‘Falsas Promessas’, realizada em São Luís e na cidade de Sapucaia do Sul/RS.
Segundo a PF, está sendo investigado o tráfico de pessoas, sendo que as vítimas são 21 trabalhadores do Estado do Maranhão, que foram aliciados, mediante fraude, com a promessa de trabalho, alojamento e alimentação pagos pela empresa contratante, e levados ao Estado do Rio Grande do Sul.
A PF apurou que, para enganar as vítimas, os investigados simularam a assinatura de contrato com elas, ainda no Maranhão. E, ao chegarem no destino, os trabalhadores descobriram que foram enganados, pois o contrato assinado no Estado de origem não tinha validade na construtora, tendo sido constrangidos a assinarem novo contrato com valor inferior de salário básico e sem o auxílio-alimentação, que havia sido negociado.
Além disso, os trabalhadores acreditavam ter sido contratados como carpinteiros, mas no Rio Grande do Sul descobriram que iriam trabalhar como montadores, carregando formas metálicas, as quais pesavam cerca de 65 quilos
