segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Um ano após a morte de Denílson, acusado continua em liberdade, família pede justiça



Um ano após o acidente que matou Francisco das Chagas Costa Santos popularmente conhecido como “Denílson” e deixou ferido Jonnas Emanuel Costa Araújo, na PI-112, próximo a cidade de Luzilândia, região Norte do Piauí, o acusado de provocar o acidente José Fernando Chaves Viana continua em liberdade, a família pede justiça.


           

Família de Denílson pede justiça – Foto: Arquivo Pessoal


“Um ano sem meu irmão, mas pra mim parece ontem, tudo tão recente, tá sendo muito difícil, foi uma crueldade que fizeram, a vida do meu irmão foi tirada por um imprudente que não sabe beber e pega em volante e sai matando as pessoas inocentes. Lutaremos para que a justiça seja feita, que essa morte do meu irmão não fiquei impune. Só nossa família sabemos a dor que estamos vivendo e passando, todo esse tempo e ver esse cara que tirou a vida do meu irmão de uma forma cruel, andando soltou na rua como se nada tivesse acontecido, matou foi um inocente e andar livre até hoje principalmente andando na região com a maior cara limpa onde meu irmão residia e meu familiares reside, é muito revoltante e doloroso e triste. Queremos justiça seu juiz, queremos justiça seu promotor”. Desabafou José Domingos Gil irmão de Denílson.


A mãe de Denílson, Ducarmo, afirmou que com um ano de falecimento do seu filho, a dor só aumenta, principalmente por saber que o acusado está solto. “Seja feita justiça, minha situação não está fácil, minha vida não está fácil sem meu filho. Ele está fazendo muita falta, eu estou pedindo justiça, estou sentindo muita falta do meu filho e em saber que quem tirou a vida dele anda aqui direto no DNOCS. É muito doloroso pra mim, só resisto por que Deus é bom. Acabou com a nossa vida, principalmente com a minha”.


“Hoje está fazendo um ano que meu irmão partiu de uma forma muito cruel, meu irmão era um jovem cheio de vida, tinha uma vida inteira pela frente, a minha dor e a dor da minha família permanece como o dia da sua morte. Uma dor tão cruel, a saudade é imensa de ter meu irmãozinho perto de mim, minha vida e da minha família nunca mais vai voltar a ser como antes depois da morte do meu irmão. Eu peço aqui ao senhor juiz e ao senhor promotor de Luzilândia que olhem pra minha dor e da minha família, e façam com que a JUSTIÇA SEJA FEITA, esse homem foi o culpado pela morte do meu irmão eu e minha família QUEREMOS JUSTIÇA”, disse Carmem Lúcia, irmã de Denílson.



Família de Denílson pede justiça – Foto: Arquivo Pessoal

José Fernando Chaves Viana acusado de provocar o acidente chegou a ser preso, mas o desembargador Edvaldo Pereira de Moura, do Tribunal de Justiça do Piauí, concedeu liberdade, a decisão foi dada no dia 28 de outubro de 2021. A liberdade foi concedia após o advogado ingressar com Habeas Corpus alegando que Fernando Chaves foi preso em flagrante em 28/08/2021, pela suposta prática do crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, que na audiência de custódia foi arbitrada fiança no valor de R$ 2.200,00 pago pelo acusado na época, e assim, teve sua liberdade restabelecida.


Segundo a defesa do acusado, não foi apresentado fato novo a modificar o entendimento anterior. Em sua decisão, o desembargador destacou que deve “ser deferida a liberdade provisória, dispensando-se o pagamento de fiança, nos termos da decisão do STJ referenciada (arts. 647 a 667 do CPP)”.


(arts. 647 a 667 do CPP)”.

“Ele era daquelas pessoas iluminadas sempre sorrindo, quando me via já ligava a câmera do celular pra tirar selfie e no último registro dele ( minutos antes de morrer) ele não sorriu, pareceu já estar sentindo que algo ruim ia acontecer. É como se tivesse sido ontem, eu lembro da sensação horrível de cair no chão gritando que era mentira, eu realmente não acreditei no momento. As pessoas começaram a colocar a foto do meu tio em todos os lugares com mensagens de luto e pra mim ele não tinha morrido. A pior sensação de todas foi quando tamparam o caixão e eu vi ele ser levado. Eu disse em pranto: mamãe, ele não vai mais voltar. Meses depois vi as fotos do estado deplorável que ele ficou, seu sorriso foi destruído, e todo seu corpo foi despedaçado, ele não merecia esse fim.

Eu vejo até hoje como minha família foi destruída depois de perder meu tio, as consequências que ficaram, e isso é inevitavelmente revoltante. Quem não passou por algo assim não consegue entender tamanha dor, e nem queiram, por que por mais que eu tente seguir uma parte de mim também se foi naquele dia. Espero que a morte do meu tio não vire mais um número nas estatísticas onde mostram que mortes no trânsito por irresponsabilidade no Brasil dificilmente são punidas como devem ser. E isso não foi um acidente! A partir do momento que uma pessoa assume o volante de um veículo estando bêbado ela é ciente sim do perigo que representa. Meu único consolo é saber que meu tio descansou, mais a saudade dele e a dor de perdê-lo dessa forma tão horrível nunca será reparada”. Lamenta Viviane, sobrinha de Denílson.

Denílson morto no acidente – Foto: Reprodução


Relembre o caso

Na noite de 28 de agosto de 2021, por volta das 20hs, na rodovia estadual PI-112, que interliga as cidades de Joaquim Pires-PI e Luzilândia-PI, JOSÉ FERNANDO CHAVES VIANA, invadiu a pista contrária ao seu sentido de direção, vindo a colidir violentamente a parte frontal de seu veículo contra a moto pop preta, conduzida por Denílson que veio a óbito ainda no local. Ainda no acidente, Jonnas Emanuel Costa Araújo, (uma criança de 10 anos), correu risco de morte após fraturar o fêmur, conforme documento médico juntado na peça investigativa.


Via Blog Na Mira da Mídia 

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...