quarta-feira, 27 de julho de 2016

Foco: Sabia algumas curiosidades do Rio Parnaíba


 Rio Parnaíba tem suas origens na Serra da Tabatinga, que limita o Piauí com a Bahia, Maranhão e Tocantins. As nascentes se formam a partir de ressurgências na Chapada das Mangabeiras, que originam os cursos dos rios Lontras, Curriola e Água Quente que, unidos, formam o rio Parnaíba.

O Rio Parnaíba é um dos maiores rios do Nordeste tendo um importante papel sócio-econômico. Constatamos este fato principalmente pela potencialidade de seus recursos naturais que propiciam aptidão para o desenvolvimento de inúmeras atividades: pesqueiras e agropastoris, de navegabilidade, de energia elétrica, de abastecimento urbano, de lazer, dentre outras.


Baixo Parnaíba
Extensão: 389 km.
Extremos: da foz do rio Poti até desaguar no Oceano Atlântico.
Afluentes principais no Maranhão: oito riachos.
Afluentes principais no Piauí: Raíz, Piranha, Pirangy e mais 10 riachos.
Municípios piauienses ribeirinhos: Teresina, União, Miguel Alves, Porto, Matias Olímpio, Luzilândia, Joaquim Pires, Buriti dos Lopes e Parnaíba.
A Bacia do Rio Parnaíba conta com área total de 330.849,9 km2, com 75,73% localizados no Piauí, 19,02% no Maranhão e 4,35% no Ceará.

Nomes do rio ao longo da história
Chamado de “Velho Monge” pelo poeta amarantino Da Costa e Silva (poema “Saudade”), também o autor da letra do hino do Piauí, o nome PARNAÍBA na língua tupi significa “rio barrento”. O mesmo Da Costa e Silva, um poeta parnasiano, também denominou o Parnaíba como o “Rio das Garças”. O rio Parnaíba teve vários nomes na História. Os destaques são: Fam Quel Coous (Miler, 1519). Rio Grande (Luis Teixeira, 1574). Rio Grande dos Tapuios (Gabriel Soares Moreno, 1587). Paravaçu (Padre Antônio Vieira, 1650). Paraguas (Guillaume de L’isie, 1700). Param-Iba (Dauville).
O nome Parnaíba foi dado a partir de 1820, por Domingos Jorge Velho, bandeirante paulista. Maior rio original do Nordeste, o Parnaíba é a ponte da zona ecotonal entre o Sertão e a Amazônia.
Veja o vídeo:















Fonte: Delta do Rio Parnaíba

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...