sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Professores paralisam atividades e fazem ato de protesto em São Luís


Professores da rede estadual de ensino vão paralisar atividades pelo período de 24 horas em São Luís e em vários municípios do estado. Os alunos desavisados se surpreenderam com a falta de professores nas salas de aula em escolas como o Liceu Maranhense e o Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida.

É o caso de Victor Almeida, que reclama da falta de aulas e ressalta a proximidade da realizaçãos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "É complicado porque o Enem já está bem aí, então ficar sem aulas complica as coisas", relatou.

Como forma de protesto, os docentes se reuniram na Praça do Pantheon, em frente à Biblioteca Benedito Leite, no Centro de São Luís. Eles reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste dos salários, além de reclamarem o cumprimento total do Estatuto do Magistério.

A presidente do sindicato dos professores afirma que há diálogo permanente com o estado, mas algumas reivindicações ainda não avançaram. "Nossa paralisação é para cobrar do Governo, chamar atenção do Governo para realizar a implantação e a concretização do Estatuto do Magistério. Tem itens garantidos no estatuto que não estão sendo cumpridos, inclusive o reajuste. A questão do reajuste, até hoje, não temos nenhuma sinalização", disse.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), disse em nota enviada à produção da TV Mirante, que tem trabalhado para a valorização dos profissionais da educação e mantido o diálogo com a categoria. Segundo a Seduc, já houve reajuste salarial de 13%, cobrindo quase integralmente a inflação do período.




Escolas de São Luís amanheceram sem professores em sala de aula (Foto: Reprodução/TV Mirante)


Do G1MA

Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...