Os profissionais da saúde em parceria com os da educação realizaram
ações da campanha outubro Rosa, combate ao câncer de mama e do colo do útero, o
público alvo era alunas aparte de nove anos das escolas municipais.A enfermeira Kizy Torres ministrou uma palestra sobre a campanha e prevenção
do câncer de mama e do colo de útero, na ocasião ainda foi reproduzidos vídeos
com depoimentos de artistas que tiveram a doença.
Você provavelmente já ouviu falar no Outubro Rosa ou já viu prédios e monumentos – como o Congresso Nacional, o Jardim Botânico e o Cristo Redentor – ganharem uma iluminação especial neste tom. A campanha, que chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), visa divulgar a importância da prevenção do câncer de mama através de diversas iniciativas.
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres – são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. Neste ano, a campanha terá uma série de atividades espalhadas pelo país. Selecionamos algumas para você também participar e se informar mais sobre a doença.