sábado, 29 de outubro de 2016

Veja como foi o debate no 2º turno com os candidatos em São Luís

Debate do segundo turno para São Luís (MA) entre Edivaldo Holanda Júnior e Eduardo Braide (Foto: Biaman Prado/O Estado)Debate do segundo turno para prefeito de São Luís (MA) entre Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN) foi mediado pelo jornalista Tonico Ferreira  (Foto: Biaman Prado/O Estado)


Os candidatos à Prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN), participaram na noite desta sexta-feira (28) de um debate na TV Mirante. Durante o programa, os candidatos fizeram perguntas entre si de temas determinados e livres, como Saúde, Saneamento Básico, Creche, Mobilidade Urbana, Feiras e Mercados, Emprego, Lixo e Meio Ambiente.

As regras do debate foram definidas durante uma reunião com representantes dos candidatos no último dia 20. O programa teve 1 hora de duração e foi dividido em três blocos, dois com temas livres e um com tema determinado.
No primeiro bloco, os candidatos responderam perguntas de temas livres. Eduardo Braide iniciou a série de perguntas e questionou Edivaldo Holanda sobre recursos da Saúde. Na sequência, Edivaldo Holanda perguntou sobre investigações da Polícia Federal a Eduardo Braide. A terceira pergunta foi de Braide para Holanda Júnior e abordou o assunto das creches. Fechando o primeiro bloco, Edivaldo perguntou sobre a política de resíduos sólidos para Eduardo.
No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas de temas determinados por sorteio feito pelo mediador Tonico Ferreira. A primeira questão levantada foi sobre geração de emprego. O segundo tema sorteado foi sobre as feiras mercados. Desta vez, Eduardo Braide perguntou para Edivaldo Holanda Júnior. Na terceira rodada, a pergunta foi sobre meio ambiente e Edivaldo questionou Eduardo. O assunto educação fechou o segundo bloco do debate e, seguindo as regras do programa, foi à vez de Braide indagar Holanda Júnior.
No terceiro bloco, os temas livres voltaram. Eduardo Braide iniciou a série com o assunto ‘licitação do transporte coletivo’ para que Edivaldo Holanda Júnior respondesse. Na sequência, Edivaldo perguntou sobre ‘assistência social’ para Eduardo responder. A terceira pergunta foi de Braide para Holanda Júnior e foi sobre parceria com hospitais. Concluindo a série de perguntas, Edivaldo Holanda Júnior perguntou sobre ‘servidor público’ para Eduardo Braide responder.
O debate terminou com as considerações finais dos candidatos. Cada um teve 2 minutos e 30 segundos. Edivaldo Holanda Júnior foi o primeiro. “Eu quero agradecer a Deus, ao senhor Jesus Cristo, seja dada toda honra e toda glória. Obrigado por ter me trazido até aqui. Até aqui me ajudou o Senho, obrigado meu Pai, muito obrigado por ter me trazido até aqui ao longo desses, quase, quatro anos de gestão. Agradecer a você que está me assistindo em casa, agradecer a você que me acolheu de forma carinhosa durante toda a campanha, me recebendo com um abraço carinhoso. Agradecer a toda a população de São Luís. Não foi fácil chegar até aqui. Nós assumimos uma prefeitura em meio a um caos administrativo. Nós assumimos uma prefeitura em meio a uma desordem administrativa. Nós tivemos que organizar a casa e organizamos a casa. Plantamos a boa semente e estamos colhendo frutos desta boa semana ao longo de toda a gestão, com obras espalhadas por toda cidade. Quero falar com você Lourival, do Pontal da Ilha, você sabe que seu bairro passou quase 14 anos para ter a mão do poder público. Nós urbanizamos o Pólo Coroadinho. O maior trabalho de urbanização está sendo feito por nossa gestão. Você Francisco, que mora no Coroadinho, você Lucimar, todos os amigos do Pólo Coroadinho. Queria falar com você amigo lá do Jardim São Raimundo, o qual esperou durante 23 anos para que pudesse haver algo diferente no seu bairro. Nós urbanizamos todo o seu bairro. Você Zé do Poço, lá do Jardim São Raimundo. Eu queria falar com a cidade. Me ajudem, votem no 12, não permitam que o trabalho pare. Permitam que o trabalho continue, para que a gente possa continuar a fazer uma grande gestão, como nós temos feitos ao longo dos quase quatro anos. Construindo o Hospital da Criança em parceria com o Governo do Estado, construindo a maternidade da zona rural, asfaltando mais de 1.800 ruas, 90 bairros que fora urbanizados, os ônibus com ar-condicionado, que já estão rodando na nossa cidade, os 5 mil títulos de propriedade que foram entregues em nossa cidade, as 11 mil casas que entregamos. É por tudo isso que eu peço a vocês um voto de confiança. Vote no 12. Que Deus abençoe a nossa querida cidade. Que Deus abençoe as nossas famílias, as famílias de São Luís".
Por fim, Eduardo Braide concluiu sua participação no debate. “Minha amiga e meu amigo; nessas eleições nós temos de um lado um prefeito, candidato à reeleição com uma campanha milionária, que manda no seu bairro só os cabos eleitorais. De outro um candidato, que mesmo quando ninguém acreditava que tinha chances de ir para o segundo turno, andava a pé, entregando para você o programa de governo para mostrar como São Luís vai ser uma cidade muito melhor. Mas você já deve ter percebido como essa eleição está sendo uma verdadeira luta do Davi contra Golias. Aqui eu quero fazer um pedido especial para você: assim como Davi derrotou Golias com um único golpe, eu quero pedir que você, que está me assistindo, seja o Davi dessas eleições. No domingo, quando você estiver de frente para a urna, digite o 33 e confirme. Assim você vai saber com que nossa cidade mude para muito melhor, é isso que peço a você. O candidato, que acaba de falar, já teve a oportunidade dele. Ele teve quatro anos para mostrar o que pode fazer por São Luís. Tudo que fez deixou para fazer na véspera da eleição. Eu não quero ser um prefeito de quatro meses, quero ser um prefeito de quatro anos. Se você me der essa oportunidade, com sua família e seus amigos, eu serei eternamente grato e devolverei essa gratidão com muito trabalho e muita responsabilidade. Quem está falando aqui não é o Eduardo político, é o Eduardo pai de família, o Eduardo que vê a babá dos filhos sofrer com o alto valor da passagem, que agora vai aumentar ainda mais. É o Eduardo que vê as pessoas que não tem direito a tratar o câncer, porque a Prefeitura não ajuda o Hospital Aldenora Belo. É o Eduardo que vê a Apae de São Luís suspender o teste do pezinho porque a Prefeitura não faz nenhum tipo de parceria. São essas parcerias que constam em meu plano de governo. Por isso eu peço a cada um de vocês. Em primeiro lugar Deus, que Deus nos abençoe e Deus abençoe cada um de vocês. Que Deus possa abençoar todas as famílias de São Luís e iluminar cada um de vocês. E dizer, se você me der essa oportunidade, o primeiro ano de governo será muito mais importante que a véspera de eleição. A partir do ano que vem, 1º de janeiro de 2017, se você me der uma oportunidade, São Luís será uma cidade muito melhor. Dessa vez é 33, uma boa noite e que Deus nos abençoe".

Fonte:G1 MA

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...