Do G1 MA.
O corpo do deputado federal João Castelo (PSDB) começou a ser velado às 9h da manhã desta segunda-feira (12), no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão. O caixão chegou em cortejo às 11h10 no local do velório. Sob aplausos, o corpo de João Castelo foi retirado do veículo da funerária e levado direto para o plenário onde começou a ser velado por familiares e amigos mais próximos.
O presidente da Câmara do Deputados, Rodrigo Maia (DEM) e o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antônio Imbassahy participaram do velório na Assembleia. Eles desembarcaram em São Luís na companhia do presidente do PSDB no Maranhão, Carlos Brandão, e seguiram direto para o local do velório.
O presidente da Câmara destacou que João Castelo foi um dos políticos mais importantes do Maranhão e também do Brasil. “Um deputado muito atuante. Representava com muita competência o estado do Maranhão, mas eu tenho dito para todo mundo que o mais importante que ele conseguiu foi as suas amizades e eu me considero um amigo dele. Fiz questão de estar aqui hoje para prestar a minha última homenagem a um amigo que foi um dos políticos mais importantes do estado do Maranhão e do nosso país”, disse.
O governador do Estado, Flávio Dino, também esteve no velório e acompanhado de seus assessores enfatizou o legado político de João Castelo. “João Castelo foi homem público por praticamente cinco décadas. Sem dúvida deixou marcas muito importantes. É uma perda para a política do Maranhão. Temos que ter muita solidariedade com sua família. Estou em meu nome, em nome da minha família e de todo o Estado. Um exemplo de seu legado é o projeto Italuís, que continua sendo uma grande prioridade”, lembrou.
A morte de João Castelo foi confirmada às 10h15 (de Brasília) deste domingo (11), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês. O sepultamento vai ser na tarde desta segunda, no Parque da Saudade, no bairro do Vinhais.
A causa da morte de João Castelo foi falência múltipla dos órgãos em decorrência de complicações após uma cirurgia no coração. Ele foi transferido de São Luís para a casa de saúde em São Paulo no dia 31 de outubro. No dia 10 de novembro, ele foi submetido a esta cirurgia para a revascularização do miocárdio. Desde então, estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta.
Natural de Caxias, distante 281 km de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves estava no terceiro mandato como deputado federal. Foi prefeito de São Luís entre 2009 e 2012. Antes, governou o Maranhão de 1979 a 1982. Foi também senador de 1983 a 1991.
Foi durante seu governo no estado que a ponte Bandeira Tribuzzi, o Estádio Castelão (nome alusivo ao próprio governador) e a Italuís foram construídos, assim como Conjunto Maiobão, Cohatrac e Cidade Operária. O Hospital do IPEM (Dr. Carlos Macieira) foi outra obra de sua gestão como governador. Ele foi presidente também do Banco da Amazônia (BASA) em 1970.