segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Sebrae apresenta soluções tecnológicas durante Agritec em Itapecuru-Mirim


É a primeira vez que o Território do Vale do Itapecuru recebe o evento, que faz parte da área de abrangência da unidade regional do Sebrae em Chapadinha recebe a feira. O evento segue até este sábado (28).



Desde a última quinta-feira (26), o Território Vale do Itapecuru está sendo palco da 13ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), que acontece no município de Itapecuru-Mirim.


A feira é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema SAF (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão, Instituto de Colonização e Terras do Maranhão e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Sebrae no Maranhão, Movimentos Sociais e Prefeitura de Itapecuru-Mirim.

É a primeira vez que o Território recebe a feira, que tem como objetivo levar conhecimentos por meio de tecnologia acessíveis ao pequeno produtor rural, estimulando a valorização dos produtos produzidos no território.

Durante os três dias de feira, o Sebrae está realizando clínicas tecnológicas de manejo sanitário, nutricional e reprodutivo de ovinos e caprinos, palestra sobre piscicultura em tanque escavado, consultorias em boas práticas de fabricação (BPF) e processamento/ beneficiamento de polpa de fruta e produtos derivados do babaçu, culinária a base de derivados do babaçu, mandioca, e carne de ovino e caprino, além de orientações empresarias, e apresentação do projeto de roteirização turística da Balaiada.
O gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, destaca a importância da participação da instituição na feira.

“O Sebrae realiza uma intensa programação de oficinas, palestras, consultorias e orientações técnicas relacionadas às soluções tecnológicas propicias para o território do vale do Itapecuru, viabilizando condições para o desenvolvimento das potencialidades e vocações da agricultura familiar”, frisou Felipe.

Caravaneiros

Vinte e quatro caravaneiros dos municípios de Chapadinha e Vargem Grande, mobilizados pelo Sebrae, estão participando da Feira para comercializar seus produtos e participar das capacitações disponíveis na programação. Nesta sexta-feira (27), mais duas caravanas chegaram ao evento, trazendo produtores dos municípios de Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto.

Um grupo de 11 pessoas da Associação das Quebradeiras de Coco dos Assentamentos de Chapadinha do povoado Canto do Ferreira, estão aproveitando a feira para comercializar seus produtos e adquiri mais conhecimentos. Para a presidente da associação, Gracilene Jesus Almeida Cardoso, a feira oferece muitas oportunidades.

“A feira é mais um aprendizado para nós produtores rurais que estamos lá no campo. Aqui temos também a oportunidade de trocar experiências com outros companheiros e isso tem muito valor para nós. Quero agradecer ao Sebrae por ter nos oferecido essa oportunidade em que só temos a ganhar,” enfatizou Gracilene.

A Associação comercializa durante a Agritec, biscoitos, pães, bolos e azeite, todos feitos à base de coco babaçu. A comunidade vem sendo acompanhada pela pelo Sebrae, por meio da Unidade Regional de Chapadinha, há vários anos e tem como um dos resultados a conquista de um convênio junto a Fundação Banco do Brasil para a construção de uma agroindústria de extração de óleo do babaçu.

Também estão participando da feira, produtores rurais de dez municípios de atuação da Unidade Regional do Sebrae Lençóis- Munim.

                             

Incentivo para a região

O governador Flávio Dino esteve presente na abertura da Agritec Vale do Itapecuru e por meio do Sistema da Agricultura Familiar fez a entrega de dois Kits Feira (somando 28 barracas) e mais balança eletrônica, caixa plástica para aves, caixa de isopor e conjuntos de EPI - Equipamentos de Proteção Individual. Foram entregues mais três kits de irrigação do Projeto Quintal Produtivo para um Clube de Mães da Comunidade de Pedrinhas, em Itapecuru e para outras duas Associações do município de Cantanhede, que trabalham com o babaçu. Além das entregas, foi realizado o pagamento do fomento da Cadeia Produtiva da Mandioca para Associações de seis Municípios, somando mais de R$ 1 milhão de reais.

Também foram assinados contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para 25 famílias produtoras e entregues 28 casas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), em parceria com o Banco do Brasil. Ainda durante a Feira, o Banco do Nordeste deve assinar mais de 130 contratos, somando mais de 1 milhão e 860 mil reais entre contratos de Pronaf A, Pronaf B e Pronaf Mais Alimentos.


ASCOM

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...