sábado, 28 de julho de 2018

EM TERESINA CENTENAS DE PESSOAS SE REÚNEM PARA OBSERVA O ECLIPSE LUNAR

Centenas de pessoas ficaram curiosas para observar fenômeno da lua (Foto: Lucas Marreiros/G1 PI)


Centenas de pessoas se reuniram na tarde desta sexta-feira (27) no Parque da Cidadania, em Teresina, para observar o eclipse lunar mais longo do século. Junto com ele, outros fenômenos interessantes puderam ser vistos como a 'lua de sangue', chuva de meteoros e quatro planetas mais próximos da Terra.


Fenômeno atraiu atenção de crianças (Foto: Lucas Marreiros/G1 PI)

O professor de Física Airton Vasconcelos e os alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) levaram para o parque telecóspios, que foram colocados à disposição da população. Segundo ele, a intenção é observar a chuva de meteoros e os planetas Vênus, Mércurio, Júpiter e Marte, que estão mais visíveis nesta época.

Eclipse lunar em Teresina (Foto: Reprodução/TV Clube)

"Esta é uma oportunidade para divulgar o fenômeno da natureza para a sociedade teresinense. Com o telecóspio será possível observar as luas de Júpiter e anéis de Saturno, por exemplo. Esperamos com estes equipamentos despertar o interesse dos estudantes por essa área de conhecimento", declarou o professor.

O eclipse lunar teve 1h42 de fase total e quase 4 horas de parcial nesta sexta-feira (27). Para o estudante de Física Murilo Santos, 25 anos, a ideia de levar telescópios a comunidade tem dois objetivos: poder contribuir com conhecimento e desfrutar a beleza do fenômeno.


Publicidade


"Há quatro anos formamos a sociedade científica chamada Graviton, que começou com cinco pessoas e hoje conta com 53 membros. Com os telescópios convidamos o povo a observar os astros e trazer a comunidade para a sociedade científica", comentou o estudante.
A vendedora Camila Santos trouxe a filha Ana Clara, de 10 anos, para observar a lua e os outros fenômenos. "Ela adora a lua, os planetas e as estrelas. Achei que seria ótimo para ela ver mais de perto tudo isso. Por causa dela eu acabo me interessando também, porque ela fica muito empolgada me contando as coisas que apresende sobre o universo", contou ao G1.


Eclipse lunar em Teresina (Foto: Catarina Costa/G1 PI)


G1PI


Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...