terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Crateras destroem ruas e ameaçam moradores em São Luís


Casa segue ameaçada por enorme cratera que cresce a cada dia na Rua Rio Mearim, no Residencial Ribeira II, em São Luís.  — Foto: Reprodução/TV Mirante

Duas enormes crateras estão destruindo vias aos poucos e ameaçando casas no Residencial Ribeira, em São Luís. Uma das erosões fica na Avenida Principal do Ribeira I e está preocupando várias famílias. De acordo com os moradores, o buraco cresce a cada dia por conta do período chuvoso.


"Agora está avançando cada vez mais e o povo está assustado. Quando ela [erosão] arrebentou aí o povo tomou um susto tão grande que sentiram o embalo nas casas", contou a doméstica Maria das Conceição Santos.

O residencial ainda sofre com outros buracos e esgoto a céu aberto que são encontrados em várias regiões. Na cratera, além da água de chuva, há esgoto que escorre até o buraco e contribui para que o problema se agrave.

Moradores do Residencial Ribeira, em São Luís, convivem com buracos de todo tipo — Foto: Reprodução/TV Mirante
"A água vai derrubando a terra de um lado e vai abrindo o buraco. Os moradores tentam colocar entulho, pedra brita... mas não adianta. Se não tomar conta lá embaixo, aqui em cima vai só piorando", disse Luciano da Luz, que trabalha como auxiliar de serviços gerais.


Na Rua Rio Mearim, no Residencial Ribeira II, uma outra cratera com mais de 10 metros de profundidade já consumiu mais da metade da via.
De acordo com os moradores, já faz um tempo desde quando a erosão começou a se formar, mas a situação piorou com as chuvas que vem caindo em dezembro porque boa parte da água que sai de outras ruas cai diretamente no buraco. Já existe uma casa a menos de dois metros da cratera.
 Moradores do Residencial Ribeira I estão preocupados com enorme buraco que cresce a cada chuva — Foto: Reprodução/TV Mirante

Em outubro, a Secretaria Municipal de Urbanismo de São Luís informou que os problemas no Residencial Ribeira são de competência da construtora executora, tendo esta sido acionada dentro do prazo de garantia contratual da obra. A Secretaria também disse que o caso encontra-se na justiça.

Com Informações do G1MA

Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...