segunda-feira, 25 de março de 2019

Em 24 horas, chove em São Luís metade do previsto para o mês de março

Muro de residência desmorona após forte chuva.  — Foto: Divulgação/ Nelson Melo

O Corpo de Bombeiros e o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) emitiram alerta sobre a possibilidade de fortes chuvas para São Luís nas próximas horas. Nas últimas 24 horas, foram registrados 217 milímetros de água, que representa metade do que estava previsto para todo o mês de março na capital.


Somente da meia-noite desde domingo (24) até as 9h da manhã, foram registrados 150 milímetros de chuvas. De acordo com o meteorologista Gunther de Azevedo Reschke, o grande volume de água que atingiu a capital nas últimas 24 horas é causado pela Zona de Convergência Intertropical, que é a principal causa das chuvas no Norte e Nordeste do Brasil.

Ainda segundo o Núcleo de Meteorologia da UEMA, do dia 1º de março até este domingo, foram contabilizados mais de 582 milímetros de chuvas na capital. O número representa 26,4% a mais do previsto para o mês e segundo as previsões, março deve ultrapassar os 600 milímetros de chuvas. A previsão é que o mês de abril também registre um grande volume de água, já que historicamente é considerado o mais chuvoso do ano no Maranhão.

Por conta do grande volume de estragos causados em vários pontos da capital, o governador do Maranhão, Flávio Dino, se reuniu na tarde deste domingo com equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para definir o apoio que será prestado as famílias que foram vítimas das enchentes e dos deslizamentos de terra.

Muro da antiga Associação dos Servidores da Fazenda do Estado do Maranhão (ASFEM) desaba em cima de veículo — Foto: João Ricardo/ G1 Maranhão

Foram mapeados 13 pontos que vão receber assistência social. O secretário estadual de Cidades, Rubens Pereira Júnior, afirmou que as famílias atingidas serão removidas das áreas consideradas de risco e vão ser remanejadas em outras localidades.

A Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) informou também que vai realizar a partir da manhã desta segunda (25) uma força-tarefa de atendimento as vítimas das chuvas na capital. Os profissionais da área cível, moradia e consumidor estarão reunidos na sede da Defensoria Pública, localizada na Rua da Estrela na Praia Grande durante todo o dia realizando os atendimentos as vítimas.

Fonte:G1MA

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...