A Policia Militar do Maranhão através do Instrutor do PROERD e Soldado RÔMULO Ministrou Palestra sobre DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS, juntamente com acadêmicas Karina Araújo e grazyella, da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, durante a aplicação de um projeto da universidade onde as acadêmicas estão inseridas, tendo como título: "DIALOGANDO NA ESCOLA: em foco os temas que emergem da realidade", em São Bernardo - Ma." As palestras foram minostradad na escola Municipal Nilza Coelho Lima e na escola Estadual Débora Correia Lima, ambas em São Bernardo. A referida palestra foi solicitada pela Professora da UFMA- São Bernardo, Dra Eliane Pereira dos Santos conforme ofício em anexo.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
Dra. Eliane Pereira, prof. Esp. Ismael Monteiro e as estudantes Grazyella Silva e Karina Araújo.
O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos.O programa é realizado, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais são reforçados a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.