terça-feira, 7 de maio de 2019

Catador de lixo morre ao ser atingido por escavadeira no aterro sanitário de Teresina


Um catador de lixo identificado como Antônio Ferreira da Silva morreu na tarde desta terça-feira (7) após ser atingido por uma escavadeira no aterro sanitário, no bairro Santo Antônio, Zona Sul de Teresina. Segundo a polícia, o condutor do máquina fugiu do local com medo de represálias.


"Tudo leva a acreditar que foi acidente. Alguém tava operando a escavadeira, não observou que o catador de lixo estava fazendo a coleta e a concha bateu na cabeça da vítima. Ele teve morte imediata, por volta das 17h. Já o condutor fugiu do local e ainda não foi identificado", informou o major Antônio Marcos.

Equipes da Companhia do Promorar isolaram o local e a Perícia Criminal foi acionada. O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo.

Em nota, a Prefeitura de Teresina lamentou o acidente determinou à empresa gestora do aterro municipal e à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) para prestar todo o auxílio necessário a família do catador.


A catadora Francisca Maria, amiga da vítima, estava na hora do acidente e denunciou que o motorista da escavadeira tentou ocultar o corpo após o acidente, mas foi impedido por um catador.

"Um amigo nosso viu o motorista da escavadeira tentando jogar o lixo em cima do Antônio para esconder o corpo. Ele então gritou e o operador fugiu com medo da nossa reação", revelou.

Antônio Ferreira tinha 42 anos e morava no bairro Santo Antônio. Ele deixa um filho e um neto, além da companheira.

Nota Prefeitura de Teresina na íntegra:

A Prefeitura de Teresina lamenta o acidente ocorrido nesta terça-feira,7, em que um catador de lixo foi atropelado por uma escavadeira dentro da área de disposição de resíduos e não resistiu aos ferimentos. Informa que determinou à empresa gestora do aterro municipal e à SEMCASPI - Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, para prestar todo o auxílio necessário a família do catador.

O poder municipal esclarece ainda que já foram realizadas inúmeras tentativas de retirar a atuação dos catadores do aterro, o que foi alvo de várias manifestações por parte deles. Desde 2012 a Prefeitura incentivou a criação de uma cooperativa para retirá-los da área de descarrego, com a instalação de um galpão e todos os equipamentos necessários para a seleção do lixo. Já existiram três grupos de catadores que tentaram colocar a cooperativa para funcionar para evitar que os catadores trabalhem na área de descarga dos resíduos. No entanto, infelizmente, alguns catadores continuam com essa prática de risco.

G1PI

Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...