sexta-feira, 21 de junho de 2019

Bernardenses participam da Formação Robótica da IEMA em São Luís


Os bernardenses Wilberth Castro e Arlindo Monteles participaram da Formação Inicial em Linguagem de Programação Educacional para os professores e coordenadores dos “Clubinhos de Robótica” dos municípios do Maranhão promovido pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). O evento começou nesta segunda-feira (17), na unidade plena Itaqui-Bacanga, e se estende até terça-feira (18).


Para o professor do município de São Bernardo Wilberth Castro, participar da formação é uma experiência inovadora. “Essas capacitações agregam muito mais conhecimento para qualquer educador que trabalha com programação e informática. Nossa intenção após a participação na formação é implantar um ‘Clubinho da Robótica’ em nosso município e atender vários municípios do Baixo Parnaíba”, destacou o professor enfatizando que a capacitação ultrapassou suas expectativas.

“A formação está excelente, estou adquirindo muito mais conhecimento, expandindo meus horizontes na programação. Espero que possamos participar de várias competições de robótica”, enfatizou.


A formação tem como objetivo nivelar o grupo de novos integrantes da Rede Iema de Educação Científica e Tecnológica (Recite), para uma formação geral com todos os professores de robótica da Rede. A formação está prevista para julho deste ano. Participam da ação professores dos “Clubinhos da Robótica” dos municípios de Miranda, Bacabeira, Bom Jardim, São Bento, São Luís Gonzaga, Matinha e São Vicente Ferrer.


Na oportunidade, estão sendo apresentados aos educadores a linguagem de programação e conceitos da plataforma arduíno, estruturas de dados, decisão e repetição, inserção da robótica educativa e adicionalmente, além do nivelamento do conhecimento da área.


Segundo o professor de robótica da unidade plena São Luís/Centro, Tiago Gomes, que na oportunidade ministrou a formação para os professores dos “Clubinhos da Robótica”, a formação fomenta a pesquisa e o desenvolvimento da robótica nos municípios maranhenses. “É fundamental estar capacitando os professores para que eles estejam atentos às novas metodologias que estão sendo desenvolvidas na educação”, explicou.

“Estou ampliando meus conhecimentos, que não servirão somente a mim, mas terão grande impacto na vida dos nossos alunos. Vou ter uma metodologia melhor como educadora e me preparar para a implantação do Clubinho em nossa cidade”, contou a professora Pollyana Gomes do município de Miranda do Norte.


A Rede Iema de Educação Científica e Tecnológica (Recite) tem como objetivo apoiar a adoção de métodos, processos e práticas experimentais que estimulem nas crianças e jovens o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades para uma educação científica e tecnológica; além de cooperar com os sistemas municipais de ensino por intermédio de suas secretarias ou escolas na elaboração de projetos e execução de atividades aderentes à missão; e também estimular a realização de eventos, o intercâmbio de experiências, a formação continuada de professores e a criação de espaços de popularização e difusão do conhecimento científico.

A iniciativa compreende uma Rede que, aliada aos municípios, promove ações de promoção da educação, dentre elas está o projeto “Clubinho da Robótica”, que está presente nos municípios pertencentes a Recite desenvolvendo atividades ligadas à robótica com crianças do nono ano que fazem ensino fundamental na rede municipal de ensino e têm como objetivo divulgar a robótica em todo o Estado.

Participam da Recite e possuem “Clubinhos da Robótica” os municípios de: Coroatá, Codó, Santa Rita, São Luís, Caxias, Cantanhede, São Mateus, Rosário, Loreto, Gonçalves Dias, São Bento, Santa Luzia do Paruá, Matinha, Bom Jardim, São Luís Gonzaga, Miranda, Bacabeira, São Vicente Ferrer e São Bernardo.

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...