Um migrante salvadorenho e sua filha de dois anos morreram afogados enquanto atravessavam o Rio Bravo na cidade de Matamoros, no estado mexicano de Tamaulipas. Eles tentavam chegar à cidade texana Brownsville, nos Estados Unidos.
Os corpos foram encontrados na segunda-feira (24). As fotos que mostram a criança com o bracinho apoiado no pescoço do pai provocaram forte comoção no país.
A família estava em Tapachula, no estado de Chiapas, desde a semana passada. No domingo (23), eles decidiram seguir para os Estados Unidos.
Óscar Martínez Ramírez, de 25 anos, que trabalhava como cozinheiro em El Salvador, colocou a filha Valéria por dentro de sua camisa para tentar atravessar o rio.
Acompanhada por um amigo da família, a mãe da menina, de 21 anos, também tentou fazer a travessia, mas os dois desistiram e retornaram ao lado mexicano.
A mãe viu o momento em que pai e filha se afogaram antes de chegar ao lado americano.
A foto do pai e filha lembra a do menino sírio Alan Kurdi, encontrado morto em uma praia da Turquia, em setembro de 2015, enquanto tentava fugir da guerra civil na Síria.
G1