sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Jovens do PDT vão a Câmara de vereadores de Magalhães de Almeida para discutir sobre o desmantemento nas margens da lagoa do Bacuri


Os jovens filiados ao PDT, Anderson Silva Costa, Químico e Gleibe Araújo, presidente do partido em Magalhães de Almeida/MA, na última quinta - feira (12/09/19) participaram da sessão na Câmara Municipal de vereadores de Magalhães de Almeida para sabatina sobre os desmatamentos e plantações desenfreadas nas margens da lagoa do Bacuri na zona rural de Magalhães de Almeida. 


Na sessão, Anderson começou a falar sobre as pesquisas científicas envolvendo o assunto, como os casos de intoxicação por agrotóxicos no nordeste brasileiro, citando ainda, que mais de 2 mil pessoas vieram a óbito entre 2000 e 2009, só no estado de Pernambuco. Anderson também falou sobre a plantação de eucaliptos, usando como exemplo o estado do Espírito Santo, explicando que no norte do estado já secaram mais de 130 córregos depois que o eucalipto foi introduzido na região. Também foi citado as consequências do desmatamento, como alteração no microclima da região, perda de biodiversidade, erosão do solo, desertificação, e as consequências da agricultura, como a mecanização, poluição dos solos e das águas, diminuição de biodiversidade, erosão e exaustão dos mananciais de água doce.


Logo após o Jovem Gleibe fez um apelo a câmara, falou também sobre a Lei municipal n. 006/2013, que proíbe o desmatamento na região de Magalhães de Almeida:

Art. 1 - fica proibido em todo o território do município de Magalhães de Almeida - MA o desmatamento da região nativa para produção de carvão em escala industrial.

Art. 2 - também fica proibido qualquer plantio e/ou expansão de monoculturas estranhas e agressivas ao meio ambiente, causando graves danos ao ecossistema da região e às populações e comunidades tradicionais que dependam da integralidade do território para produção física, econômica, social e cultural.

Parágrafo único: são exemplos de monoculturas agressivas ao meio ambiente, dentre outras:

I - Soja;
II - Eucalipto;
III - Cana-de-açúcar;
IV - Mamona;
V - Dendê;

Os jovens indagaram a câmara, enfatizando o papel de fiscalização, finalizaram solicitando um audiência pública com a presença do IBAMA, empresa responsável pelo desmatamento, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Executivo, Forças Policiais, todos os demais órgãos e a sociedade civil em geral.

Por sua vez, o vereador Antônio José Tobias, falou a respeito do órgão do IBAMA, uma vez que seria seu papel de fazer uma fiscalização mais afundo para saber o que pode - se ser feito no âmbito de preservação do nosso patrimônio. 


O vereador Fabyanno Carvalho, apoiou os jovens e mencionou a piscicultura localizada dentro da Lagoa do Bacuri, mencionou também que ele mesmo fez uma denúncia no IBAMA, explicando que o público tornou-se privado, porque a população fica impedida de transitar na área. Falou também sobre o lixo, que existe a lei da coleta seletiva no município, porém não é executada.

























































Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...