Na tarde da quarta - feira (09/10/19) aconteceu uma palestra da campanha Brasil Sem Trabalho Infantil, ministrada pela Juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, quê é Gestora da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT - MA, na ocasião foram mostrados dados sobre o trabalho infantil no estado. Estiveram presentes a primeira dama Kelyane Macêdo; Secretária municipal de Assistência Social, Ari Vasconcelos; Secretário municipal de Administração, Luzia Santos; Secretária municipal de Saúde, Agentes Comunitários de saúde e profissionais da assistência social.
O abuso do trabalho infantil no país: Apesar de a legislação brasileira permitir o trabalho somente a partir dos 16 ou, dentro do Programa do Adolescente Aprendiz, aos 14 anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identifica que 2,4 milhões de crianças e adolescentes se encontram na situação de labor no país.
Os prejuízos: Jovens submetidos à exploração do trabalho estão propensas a acidentes, intoxicações, alergias, queimaduras, fraturas, abuso sexual e morte. Os prejuízos também acontecem no campo emocional, com desencadeamento de doenças como ansiedade e depressão, além de comprometer o rendimento escolar e aumentar a taxa de evasão.