domingo, 13 de outubro de 2019

Palestra sobre "Brasil Sem Trabalho Infantil" é realizada em Magalhães de Almeida


Na tarde da quarta - feira (09/10/19) aconteceu uma palestra da campanha Brasil Sem Trabalho Infantil, ministrada pela Juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, quê é Gestora da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT - MA, na ocasião foram mostrados dados sobre o trabalho infantil no estado. Estiveram presentes a primeira dama Kelyane Macêdo; Secretária municipal de Assistência Social, Ari Vasconcelos; Secretário municipal de Administração, Luzia Santos; Secretária municipal de Saúde, Agentes Comunitários de saúde e profissionais da assistência social. 



O abuso do trabalho infantil no país: Apesar de a legislação brasileira permitir o trabalho somente a partir dos 16 ou, dentro do Programa do Adolescente Aprendiz, aos 14 anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identifica que 2,4 milhões de crianças e adolescentes se encontram na situação de labor no país.


Os prejuízos: Jovens submetidos à exploração do trabalho estão propensas a acidentes, intoxicações, alergias, queimaduras, fraturas, abuso sexual e morte. Os prejuízos também acontecem no campo emocional, com desencadeamento de doenças como ansiedade e depressão, além de comprometer o rendimento escolar e aumentar a taxa de evasão.


O Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador ainda aponta que, quanto mais precoce é a entrada no mercado de trabalho, menor é a renda obtida ao longo da vida adulta. Um sistema que mantém os altos graus de desigualdade econômica no país.


























Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...