segunda-feira, 2 de março de 2020

Ex - prefeito Coriolano é condenado à devolver 3 milhões e mais 10 de inelegível e com mais 8 totalizam 18 anos inelegível



POR DECISÃO DO TRIBUNAL CORIOLANO ALMEIDA ESTÁ INELEGÍVEL POR 10 ANOS E TERÁ QUE DEVOLVER MAIS DE 3 MILHÕES DE REAIS


Transitou em julgado a sentença em Ação Civil Pública, interposta pelo Ministério Público de São Bernardo contra o Ex Prefeito Coriolano Almeida, por crime de improbidade administrativa.

Depois de ter negado seguimento a um Recurso Especial interposto pelo ex Prefeito, o Tribunal de Justiça do Maranhão confirmou a sentença condenatória de primeiro grau, que dentre outras penalidades condenou o réu a devolver mais de três milhões de reais aos cofres públicos bernardenses e ao Estado do Maranhão, conforme se ver no comunicado a Justiça Eleitoral anexo.
Também foi condenado a ficar afastado da vida pública ou contratar com o poder público por mais de 18 anos, se somado os 8 anos sem poder contratar com o poder público e mais 10 anos sem poder ocupar cargo público, ou seja, foi confirmado que o Ex Prefeito é "ficha suja".
A Câmara Municipal já havia desaprovado suas contas o que por si só já o tornaria inelegível, aposentando de vez da vida pública o velho oligarca. 
A Justiça, em cumprimento de sentença, deu 15 dias para o Ex Prefeito pagar o valor ou indicar bens a penhora, sob pena de sequestro do valor  em suas contas. 

Vale ressaltar que todos os ex prefeitos e a  maioria dos ex gestores da Câmara também já tem contas rejeitadas e já foram executados para devolverem os valores malversados ao erário.

Mais uma denúncia foi aceita pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, dessa vez o Sr. Coriolano é acusado de dispensa indevida de procedimento licitatório na contratação de serviços e fracionamento fraudulento de despesas administrativas.

Leia abaixo, na íntegra, matéria extraída do Jornal Pequeno do dia 3 de junho de 2008:



Câmara Criminal do TJ recebe denúncias contra três prefeitos


A 3ª Câmara do Tribunal de Justiça recebeu, por unanimidade, na sessão de ontem, 2, denúncias contra os prefeitos Coriolano Coelho de Almeida (São Bernardo), José de Ribamar Costa Filho (Dom Pedro) e Manoel Mariano de Sousa (Barra do Corda). Os gestores passam a responder a ações penais por crimes cometidos contra o erário público.
Coriolano Coelho foi denunciado pelo MP por irregularidades detectadas nas contas apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado quanto ao exercício financeiro de 2002. Ele é acusado de dispensa indevida de procedimento licitatório na contratação de serviços e fracionamento fraudulento de despesas administrativas.
Manoel Mariano de Sousa, prefeito de Barra do Corda, foi denunciado nos termos do artigo 89 da Lei 8666/93 (Licitações). As irregularidades têm referência com contas do exercício financeiro de 1997, quando foi pago R$ 90 mil reais, a uma banda musical, no período carnavalesco, sem os devidos procedimentos legais. O prefeito de Dom Pedro, José Ribamar Costa, é acusado por aplicação indevida de verbas públicas, gastos em desacordo com as normas financeiras pertinentes e contratação de serviços sem o devido processo licitatório, no exercício financeiro de 2002.

Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...