sábado, 22 de agosto de 2020

Homem é preso após agredir o pai idoso em via pública no Maranhão; VÍDEO

 Homem é preso após agredir o pai idoso em via pública no Maranhão. — Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Na noite dessa quinta-feira (20), um homem, identificado apenas como Paulo, foi preso após agredir o pai, um idoso de 86 anos de idade, em via pública no Maranhão.

A agressão aconteceu nessa quinta, em uma rua do bairro Bom Sucesso, na cidade de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão. A violência foi filmada por populares, o que ajudou a polícia a identificar o agressor e efetuar a prisão dele.

Nas imagens, o homem aparece agredindo fisicamente o pai com empurrões, depois ele entra em casa e pega uma faca para a ameaçar a vítima que já estava caída no chão. O idoso, que foi socorrido por vizinhos que presenciaram a cena de violência, ficou com hematomas e várias escoriações pelo corpo. Segundo testemunhas, não é a primeira vez que o filho agride o pai idoso.



 

Violência contra idosos

Segundo a Delegacia de Proteção ao Idoso, essa é uma das dezenas de casos de violência ao idoso em Imperatriz. Há, atualmente, 53 investigações em andamento na delegacia especializada.

De acordo com o Ministério Público, só este ano, o Centro de Referência Especializado em Atendimento, o CREAS, registrou 60 casos de violência de vários tipos.

Já em São Luís, segundo a Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA), só de janeiro a março de 2020, foram registrados mais de 250 casos de violência contra pessoas idosas apenas na capital maranhense. De acordo com a DPE, somente no período da pandemia do novo coronavírus foram 36 atendimentos relacionados à violência.

Entre os tipos de violência mais denunciadas nos três primeiros meses do ano, estão:

·         Abuso financeiro - 19%

·         Negligência - 17%

·         Violência psicológica - 16%

Segundo a Defensoria, durante o período da pandemia de Covid-19, nos meses de abril e maio, foram realizados 36 atendimentos na área para orientação ou envolvendo casos de:

·         Cárcere privado

·         Violência física

·         Violência psicológica

·         Abuso financeiro

·         Negligência

·         Abandono

·         Autonegligência

·         Aolicitação de leito, medicamentos e exames

A Defensoria Pública faz um alerta para o número de casos e incentiva a denúncia. As situações de violência são atendidas por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência a Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi). No horário comercial, os números disponíveis são:

·         Disque 129

·         99241-9770 (para a área cível)

·         9 9242-1930 (para área criminal)

·         Plantões: 9 9241-9913

A forma mais fácil e rápida de denunciar a violência contra o idoso é pelo Disque 100. Uma equipe do Centro de Referência Especializado vai ao endereço informado identificar a situação, para punição do agressor e, principalmente, a proteção do idoso vítima de violência.


G1MA

Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...