quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 ultrapassa os 89% na Grande Ilha de São Luís e em Imperatriz

A capital maranhense e a segunda maior cidade do estado enfrentam um aumento nas internações. Situação é mais crítica em Imperatriz, que também registrou nesta quinta-feira (25), uma taxa de ocupação de 98,11% em leitos de enfermaria. 

O Maranhão voltou a registrar um aumento na taxa de ocupação de leitos para a Covid-19 nesta quinta-feira (25). A situação é mais crítica na Grande Ilha de São Luís e em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, que registraram uma ocupação superior a 89%, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Em hospitais estaduais da Grande Ilha, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), chegou a 89,31%. Dos 159 leitos, apenas 17 estão livres. A Grande Ilha compreende os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.


A taxa de ocupação para leitos clínicos ou de enfermaria para a doença chegou a 55,11%. Dos 372 leitos, 205 estão ocupados e 167 estão livres.

'Vivendo sua pior fase'

Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, enfrenta um aumento no número de internações devido à Covid-19. Na noite desta quinta-feira, a taxa de leitos clínicos chegou a 98,11% e a de leitos de UTI chegou a 89,09%.


Dos 55 leitos de UTI, apenas seis estão livres. Já em relação aos leitos de enfermaria, de 106 instalados na cidade, somente dois estão liberados para a chegada de novos pacientes.


De acordo com o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, por conta do aumento no número de internações, pacientes estão sendo transferidos de Imperatriz para São Luís em UTIs aéreas. Para Lula, a Região Tocantina está vivendo 'sua pior fase' desde o início da pandemia.


"Ampliar leitos não basta. A Região Tocantina está vivendo sua pior fase, mas nossa obrigação é de salvar vidas e todo mundo pode ajudar - poder público, empresário e trabalhador - usando integralmente a máscara e evitando ambientes aglomerados. A guerra é nossa!", disse Lula.

Devido ao aumento de internações, pacientes com Covid-19 estão sendo transferidos de Imperatriz para São Luís em UTIs aéreas. — Foto: Reprodução/Redes sociais/Governo do Maranhão

Devido ao aumento de internações, pacientes com Covid-19 estão sendo transferidos de Imperatriz para São Luís em UTIs aéreas. — Foto: Reprodução/Redes sociais/Governo do Maranhão

O secretário afirmou que novos leitos de devem ser instalados nos próximos dias na cidade, com a abertura do Hospital de Campanha. Ao todo, serão 50 leitos de enfermaria e 10 de UTI. O governo abriu, nesta quinta, as inscrições para a contratação de 219 profissionais que vão trabalhar na unidade.

Para tentar controlar o aumento no número de casos na cidade, a Prefeitura de Imperatriz emitiu um decreto na quarta-feira (23), restringindo o funcionamento de bares, casas de eventos, restaurantes e similares após às 23h.

O decreto vale por 15 dias e uma nova reavaliação da situação deve ser feita em 10 de março. Com isso, também ficam proibidas a realização de apresentações artísticas, festas ou eventos de qualquer natureza e a utilização de pistas de danças estão proibidas por pelo menos 15 dias, após às 23h.


Outras regiões

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a situação é mais controlada em outras regiões do Maranhão. O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta, aponta que a taxa de leitos de UTI chegou a 70,27% e de leitos clínicos a 35,41%.


Entrentanto, a situação começa a ficar preocupante em algumas unidades de saúde no interior do estado. O Hospital Macrorregional de Santa Inês, que atende pacientes com Covid-19 do município e mais 12 cidades da região, chegou a 90% de ocupação de leitos de UTI e clínicos.


Coronavírus no Maranhão

Nesta quinta-feira, o Maranhão registrou 854 novos casos nas últimas 24 horas e 17 novos óbitos pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).


A última vez que o estado havia contabilizado a mesma quantidade de mortes, em um único boletim, foi em 10 de agosto do ano passado. Das mortes registradas, oito foram nas últimas 24 horas e as demais foram registradas em dias ou semanas anteriores.


Das novas infecções, 115 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 154 em Imperatriz e 585 nos demais municípios do estado.

Via G1MA

Mensagem de Feliz Natal do Itamar Cavalcante chefe do gabinete do Prefeito Nonato Carvalho

  Que este Natal renove em nós os sentimentos de amor, paz, fraternidade e solidariedade. Desejamos a todas as famílias Magalhenses, um Fel...