sexta-feira, 30 de julho de 2021

Conheça o vendedor que largou tudo para viajar pelo Maranhão com seu Fusca 1974

Sinaldo Rodrigues, de 36 anos, planejava fazer a viagem só daqui algumas décadas, mas decidiu antecipar o sonho de viajar o Maranhão após perder amigos e parentes para a Covid-19.

Por G1 MA — São Luís

É a bordo de um fusquinha azul de 1974 que um maranhense realiza um sonho de muito tempo: o de colocar o pé na estrada e viajar o mundo. Sinaldo Rodrigues, de 36 anos, até planejou em fazer essa viagem daqui algumas décadas, mas as perdas pessoais trazidas pela pandemia fizeram o maranhense adiantar os planos em busca de renovação.

Em entrevista ao G1, o vendedor de Alto Alegre do Maranhão revelou que pretende desbravar os 217 municípios maranhenses sem uma data definida para concluir a viagem, que ainda deve durar algumas semanas. Pelo menos 20 municípios já foram visitados por Sinaldo desde o dia 22 de junho, Dia do Fusca, quando começou a viagem.

"Minha rotina tem sido bem cansativa. Acordo, faço o café, edito as fotos que tirei, pesquiso sobre a cidade que vou visitar, lavo louça, roupa, tenho que dirigir, enfim, tudo isso requer tempo e é muito difícil ainda ter que postar todos os dias nas redes sociais, dependo de internet para compartilhar minha rotina na internet. Mas eu amo o Maranhão e quero desfrutar o melhor da vida, conhecer pessoas e aproveitar tudo ao máximo", disse o viajante.
Conheça o vendedor que largou tudo para viajar pelo Maranhão com seu Fusca 1974 — 

Entre as cidades já visitadas estão São Mateus, Miranda, Matões, São Luís, Alcântara, São José de Ribamar, Morros, Axixá, Santo Amaro, Barreirinhas, Primeira Cruz e Tutoia. Além disso, Sinaldo disse que pretende reunir as experiências e fotos tirada durante a viagem em um livro digital. "Estou vivendo essas experiências e quero divulgar isso em um site, lançar meu e-book. Eu tenho muitas fotos, estou vendo tudo de muito perto", disse.

Os recursos para custear a viagem vieram das economias pessoais de Sinaldo e de apoios financeiros dado por pequenos empresários. Para tentar deixar a viagem mais confortável, Sinaldo precisou fazer adaptações no Fusca, que agora tem fogão a gás, bagageiro no teto e até cama.

Apesar da viagem ser longa, o vendedor disse que ainda não enfrentou nenhum sério problema mecânico com o fusquinha, que sempre chama muita atenção por onde passa.

"Aonde eu chego, o fusca chama muita atenção. As pessoas têm perguntado todos os dias de qual ano é o fusca e de onde eu estou vindo. Todos os dias me perguntam isso. A maioria pensa que eu fico em hotel, mas depois que eu conto a história eles ficam mais impressionados ainda. É bem interessante ver a reação das pessoas", contou Sinaldo.

A viagem é toda registrada nas redes sociais do alto-alegrense. "Falta muita cidade para eu visitar ainda. Comecei pelo litoral do Maranhão e vou 'descendo'. Vou rodar mais um mês e depois vou fazer uma pausa na minha cidade para fazer a manutenção do Fusca e aí eu volto a viajar de novo", contou Sinaldo, que além de registrar a beleza de cada município, também quer dar luz aos problemas enfrentados pelas comunidades.

"Estou realizando meu sonho. Quero conhecer meu estado antes de começar a viajar o mundo. Eu quero saber e acompanhar de perto a história do Maranhão. Quero contemplar essa beleza de perto e vivenciar tudo isso", disse Sinaldo.

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...