terça-feira, 5 de outubro de 2021

Secretaria Municipal de agricultura faz doações de cestas verdes para entidades distribuírem para famílias carentes do município


         

A Secretaria Municipal de Agricultura de Magalhães de Almeida, na manhã desta terça-feira (05/10/2021) deu início a destruição das cestas verdes para a entidades CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, SCFV, e uma das creches municipal, para serem distribuídas às famílias de baixa renda do município. As "cestas verdes" são do Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal em parceria com o município, em cada cesta verde contem mamão, feijão verde, macaxeira, milho verde, banana e maxixe, são produtos livres de agrotóxicos. 



"O programa PAA é do governador federal que nos enviou uma conta de 120 mil reais para uso exclusivo para aquisição de produtos dos agricultores familiares para serem ofertados as entidades do município. O programa é de grande importância, pois vai ajudar os produtores e as famílias de baixa renda. Este programa esteve parado por mais de 3 anos por conta da pandemia, mas agora veio para ajudar nesse momento de crise," disse o Secretário municipal de agricultura, José Maria Júnior. 


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. 


O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.