Em uma sessão bastante especial realizada neste sexta - feira (05/11/2021) a câmara municipal de vereadores de São Bernardo/MA, aprovou o projeto de lei Pedro Leonardo de autoria do Vereador Alberto Capitão (MDB) que cria o dia municipal do Vaqueiro a ser comemorado dia 18 de agosto e passa a íntegra oficialmente no calendário do município assim que for sancionado pelo Prefeito João Igor.
O dia do Vaqueiro será comemorado com atos religiosos, programação cultural, cavalgadas e vaquejadas. Um projeto de grande importância e valorização a está classe.
"É uma linda homenagem a todos os vaqueiros de São Bernardo/MA, prestando o devido reconhecimento à contribuição do Vaqueiro para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município. Não pode haver pecuária sem a atuação desse profissional, que é tão importante não só nossa cidade, mas em todo território nacional.
A instituição do dia do Vaqueiro cria a oportunidade de dispomos de um momento de confraternização com pessoas que fazem parte da história, que trabalham no sol e chuva para levar o sustento da sua família.
Por essa razão fica demostrado que os vaqueiros e sertanejos do nosso município são merecedores desse reconhecimento e da homenagem através da criação do Dia Municipal do Vaqueiro."
Porquê lei Pedro Leonardo e quem era ele?
Pedro Pereira da Luz, era meu avô e um lavrador e também exercia com grande zelo a profissão de vaqueiro. Profissão essa digna de esforços, coragem e dedicação. Portanto, era um homem simples, contador de anedotas e que gostava de ajudar o próximo.
Pedro Pereira da Luz, era casado com Dona Maria Vaz da Luz, tinha quatros filhos, natural de São Bernardo/MA, porém, era conhecido Pedro Leonardo em honra ao seu pai que chamava -se Leonardo," finalizou o Vereador Alberto Capitão.
Vale ressaltar que o Senhor Pedro Leonardo era avô do nobre Vereador Alberto Capitão, um bernardense que contribuiu muito com sua profissão.