domingo, 30 de janeiro de 2022

 
        

O QUE O SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS PODE FAZER PELOS AGRICULTORES DE SÃO BERNARDO ?


             


Sexta -feira passada,  28/01/2022, tive a honra de ser eleito Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Bernardo-MA para os próximos três anos .


Não tenho a vaidade de ser Presidente,  mas sei do grande desafio que assumi.


Algumas pessoas que me conhecem dizem que sou criativo,  outras dizem que sou competente e a maioria   fala que eu  sou um sonhador.


Não quero concordar e nem discordar de qualquer uma das opiniões. 


Quero apenas  aproveitar esta grande  oportunidade para ser útil ao meu município. 


Evitarei o campo dos sonhos, das grandes transformações,  para me ater às ações de pequeno porte que sejam possíveis de serem realizadas.


Transformar São Bernardo em um Pólo de Fruticultura levaria muito tempo,  transformar São Bernardo em um grande produtor de carne, seria mais demorado ainda e eu compreendo que precisamos dar respostas rápidas aos nossos Produtores Rurais. 


Assim, usarei a minha Gestão para envidar esforços no sentido de  transformar São Bernardo em um Pólo Produtor de hortaliças e culturas de ciclos rápidos, como melancia, quiabo, maxixe, feijão verde e milho verde, entre outros,  obviamente  sem deixar de trabalhar pelas outras atividades produtivas. 


Temos dentro do município mais de 30 quilômetros de Rio Buriti. Se somarmos as duas margens,  temos mais de 60 quilômetros de terras ribeirinhas agricultáveis. 


Qual a idéia principal : usar estas margens do Rio Buriti,  respeitando os limites de preservação ambiental,  e através de parcerias com os proprietários das  áreas  ociosas,   criar pequenos Campos Agrícolas Comunitários para a produção de hortaliças e  culturas de tempo breve.


São culturas colhidas com a  média de 60 dias. 


Para mim é vergonhoso que os  Bernardenses para comerem  um maxixe tenham  que comprar da Serra da Ibiapaba,  no Ceará,  para comerem  um quiabo tenham  que comprar da Serra de Tianguá, no Ceará. 


Temos terras férteis e água em abundância para produzirmos os nossos próprios alimentos. 


O Sindicato, com o apoio da Prefeitura de São Bernardo,  contribuirá negociando parcerias e arrendamento das áreas necessárias à implantação dos Campos Agrícolas,  oferecendo apoio técnico e disponibilizando estrutura de energia e quites de irrigação para os referidos Campos.

A Prefeitura já possui 04 Patrulhas Agrícolas Mecanizadas. 


O Sindicato, SINPRORURAL/SB,  construirá parcerias com supermercados , Mercados e Feiras das cidades de São Luis,  Teresina e Fortaleza,  pois geograficamente o nosso município é privilegiado estando entre estas três importantes capitais.


Tendo quem compre a nossa produção,  teremos a coragem necessária para produzir. 


Simultâneamente buscaremos  com o apoio do  Prefeito João e dos seus Deputados e Senadores, conseguir  um trator de esteira para aumentarmos as nossas áreas agricultáveis e um  caminhão refrigerado para transportar a nossa produção  até os centros consumidores.


Feito este dever de casa, que não precisa de muito tempo, o SINPRORURAL/SB terá ajudado a transformar São Bernardo em um Pólo Produtor de hortaliças e de  culturas de ciclos rápidos e terá ajudado a melhorar a qualidade de vida de centenas de pequenos produtores do município, gerando para os mesmos renda e dignidade. 


Cumprindo esta meta durante o meu mandato, não me importarei de continuar sendo  chamado de sonhador.


................................///......................…............


Carlos Humberto (Carlão)

É Radialista, Apresentador de TV, Escritor (tem três Livros publicados), é membro da Abela - Academia Bernardense de Letras e Artes e é Secretário de Comunicação e Cultura de São Bernardo há cinco anos .











Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...