quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Aos 71 anos, idosa começa a estudar e planeja fazer curso de administração de empresas

Por Layza Mourão*, g1 PI

Idosa de 71 decide ir para escola para aprender a ler e escrever em Teresina

Idosa de 71 decide ir para escola para aprender a ler e escrever em Teresina

Aos 71 anos, a aposentada Calorinda Rosa de Mesquita Silva resolveu começar a estudar no ano de 2022. Natural de Alto Longá, distante 76 km de Teresina, Dona Calu, como é conhecida, contou que não tinha tantas escolas na época da sua infância, e que o fato de aos 8 anos ajudar os pais a cuidar dos irmãos também afastou a possibilidade de contato com a escola durante a primeira infância.infância

Ela começou a trabalhar de costureira aos 13 anos, e ao se casar com 25, Dona Calu se mudou para Teresina, onde vive há 47 anos junto com Etevaldo da Silva, os quatro filhos, netos e bisnetos. Apesar do gosto pelo cuidado da casa e dos filhos, ela contou ter vontade de aprender a ler e escrever.

“Eu tinha vontade, mas sempre deixei para as meninas que vinham morar aqui para que elas estudassem e eu ficava sem estudar. Passou algumas meninas por aqui, e algumas até se formaram. Teve a Valdirene, uma moça que veio aqui, e também meu sobrinho Celso, que veio pra cá com 13 anos para estudar” explicou ela.

Apoio da família

Dona Calu resolveu começar a estudar aos 71 anos em Teresina — Foto: Layza Mourão/g1 PI

Dona Calu resolveu começar a estudar aos 71 anos em Teresina — Foto: Layza Mourão/g1 PI

Quando resolveu começar a estudar, dona Calu contou que recebeu o apoio dos filhos e dos netos, inclusive do marido, que não se incomodou com a ida da esposa a escola Inclusive, um dos filhos chegou a se matricular para continuar os estudos de onde parou.

"Todo mundo da minha família me apoiou e me apoia a estudar. Ninguém foi contra. Todo mundo ficou sorrindo, e até o meu menino se matriculou também, só que ele não ouve bem e não concluiu os estudos" explicou ela.

Maria de Deus, filha de dona Calu e coordenadora do projeto, disse estar muito feliz com a iniciativa da mãe, que resolveu começar estudar. Segundo a filha, a garra da mãe serve de inspiração, e é gratificante observar o interesse da senhora em buscar aprender.

"Para mim assim, é uma coisa gratificante, porque minha mãe sempre foi muito esforçada. Ela sempre foi um espelho para gente. Ela formou dois filhos sempre com muito esforço, então pra gente é uma coisa muito importante. Ela tá vivendo em prol de cuidar do meu irmão que deu derrame, e assim mesmo arranja tempo para estudar e ela tá muito interessada. Já disse que vai se formar

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...