O Vereador Gildazio Araújo (PDT) apresentou um projeto de lei na câmara municipal de vereadores de Magalhães de Almeida para beneficiar pessoas de baixa renda que não tem condições de custear exames em clínicas ou laboratórios particulares. O projeto visa um desconto de 80% em exames em clínicas e laboratórios particulares.
"Muitos municípios brasileiros já com o sistema meia-consulta e exames que não são realizados na rede pública, várias clínicas e laboratórios trabalham com o desconto no valor das consultas para pacientes hipossuficiente, toda via, preferem realizar parceria com o município, pois não tem condições de oferecer o desconto a todos que realmente não tem condições de arcar com o valor total da consulta.
Obviamente que correto seria todos sem distinção ser atendidos pela rede pública de forma ágil e eficiente, mas infelizmente o sistema de saúde pública no Brasil é precário e alternativas paliativas devem ser adotadas com políticas públicas que visem minimizar esse problema," disse o parlamentar.
O projeto agora será colocado em votação e caso seja aprovado a expectativa que o poder executivo possa colocar em prática.