sexta-feira, 27 de maio de 2016

Igreja Católica de Magalhães de Almeida realiza procissão de corpus Christi


Nesta quinta – feira (26), a Paróquia de Santo Antônio realizou a solenidade de Corpus Christi, com uma procissão que se iniciou ás 18h50min horas da noite saindo da Igreja Santo Antônio e percorreu as principais ruas do Bairro da Gaveta. Cada parada uma mensagem bíblica era anunciada e assim foi até termino da caminhada que finalizou da Igreja Santo Antônio.


Corpus Christi
A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus, em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.
O costume de realizar-se a procissão do Corporal Eucarístico ocorreu em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então Papa Urbano IV tinha sua corte), hamada Bolsena. Lá ocorreu o Milagre de Bolsena em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue que empapou o corporal (pano onde se apóiam o cálice e a patena durante a missa).
O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão, em 19 de junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia, que é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”.
A procissão com o Corpo de Cristo exposto no ostensório acontece no final da missa e termina com a benção do Santíssimo Sacramento.



















Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...