quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Sebrae participa de lançamento da Agritec em Itapecuru-Mirim


_A Agritec é uma promoção do Governo do Estado do Maranhão em parceria com o Sebrae, a Embrapa, Movimentos Sociais e Prefeitura de Itapecuru-Mirim, que acontecerá durante os dias 26, 27 e 28 de outubro._

Como um dos parceiros na realização da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) - Território Vale do Itapecuru, o Sebrae participou na última quarta-feira (27), na cidade de Itapecuru – Mirim, do lançamento oficial da Feira, que está em sua 13ª edição no estado. 

A Agritec é uma promoção do Governo do Estado do Maranhão, em parceria com o Sebrae, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Movimentos Sociais e Prefeitura de Itapecuru-Mirim, que acontecerá durante os dias 26, 27 e 28 de outubro em Itapecuru-Mirim.
 A feira tem como principal objetivo o desenvolvimento da agricultura familiar e o acesso dos produtores rurais a diversas tecnologias de baixo custo.
A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, do prefeito de Itapecuru-Mirim, Miguel Lauand, do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio César Mendonça e do gestor da agência em Itapecuru-Mirim, Domingos Pascoal, dos secretários adjuntos da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Chico Sales e Luciene Dias Figueiredo, vereadores do município, lideranças políticas da região e representantes dos movimentos sociais, além da população local. Na ocasião, o Sebrae foi representando pela analista técnica, Cleidiane Gomes. 
Itapecuru-Mirim, é o segundo município de atuação da unidade regional do Sebrae em Chapadinha a sediar uma Agritec. No ano passado, Chapadinha, localizada na região do Baixo Parnaíba, recebeu o mesmo evento. Durante o evento, a instituição realiza uma série de ações ligadas ao empreendedorismo rural. 
“Durante os três dias da Agritec em Itapecuru, o Sebrae realizará oficinas, palestras e consultorias técnicas para produtores rurais nas áreas de ovinocaprinocultura, mandiocultura, piscicultura e turismo”, afirmou o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira.  
Para Maria Domingas Marques Pinto, presidente da Associação das Quebradeiras de Coco de Itapecuru-Mirim, a feira gera uma grande expectativa, onde será possível mostrar o potencial do município e da associação.
“É uma oportunidade de aumentar nossa renda e de mostrar nosso trabalho, sermos mais conhecidas, pois vamos poder expor e também comercializar nossos produtos, mostrando que temos capacidade de produzir e gerar renda para as nossas famílias”, disse Maria Domingas.
Durante a feira as extrativistas estarão se organizando em um número de 30 expositores nas atividades de comercialização de diversos produtos à base do coco babaçu com o óleo, azeite, artesanato, sabonete, sorvete de mesocarpo e o bolo. 
Ao final da solenidade foi possível conhecer o local de realização da feira e acompanhar a organização do espaço e a estrutura que estará disponível para as instituições parceiras, expositores e artistas locais.

Rosângela Licar, presidente do Clube de União de mães de Itapecuru-Mirim, Cleidiane Gomes, Analista do Sebrae e a presidente da Associação das Quebradeiras de coco, Maria Domingas Marques Pinto.

Diretor de assentamentos do Interma, René Frazão, a analista do Sebrae, Cleidiane Gomes, o secretário da SAF, Adelmo Soares e o presidente da Agerp, júlio César, no local onde será realizado a Agritec.

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...