quarta-feira, 25 de março de 2020

Cheia do Rio Parnaíba deixa moradores em alerta em Magalhães de Almeida


Os moradores da cidade de  Magalhães de Almeida estão em alerta com o aumento do nível do rio Parnaíba nos últimos dias. De domingo pra quarta - feira (25/03/2020), o rio Parnaíba voltou a encher gradativamente colocando alguns moradores em alerta máxima, isso porque, já são pelo menos 10 famílias que podem serem desabrigadas, e no eventual agravante do rio Parnaíba, esse número pode pular para 30 a 40 famílias só na sede. Enquanto isso na zono rural, os moradores já estão sofrendo com a elevação do nível do rio, estradas e lavouras foram completamente cobertas pela cheia, quem mora nos povoados estão ilhados sem poder virem a cidade para resolverem suas coisas. 


Espaço Cabana Show - em Melancias Magalhães de Almeida. 

A cheia do rio Parnaíba também afeta direto as lagoas Azul no povoado Melancias e a lagoa do Bacuri que apesar de nascer no povoado Coqueiro município de São Bernardo, parte da lagoa fica no perímetro de Magalhães de Almeida. Em Melancias, as churrasqueiras Lagoa Azul do Proprietário Sr. Edmilso Mendonça e Espaço Cabana Show, ambas estão fechadas e tomadas pelas as águas da lagoa Azul que recebe as águas do rio Parnaíba. Os povoado Porto das Melancias município de Magalhães de Almeida, os moradores estão ilhados, se quiser vim na cidade tem que atravessar de canoa. 

Lagoa do Bacuri. 

Já no Povoado Trincheiras também município de Magalhães de Almeida, lá pelo menos 5 famílias até o momento foram atingidas pela cheia e esse número pode aumentar. Lá também os moradores estão ilhados, a estradas que liga o povoado a cidade está completamente tomada pela águas. Situação crítica também nos outros povoados banhados pela lagoa, já são inúmeras famílias que estão sendo atingidas pelas águas da lagoa do Bacuri. Vale ressaltar que os povoados Curralinho dos Nunes, Baixa de Salsa e Santo Agostinho, estão todos ilhados. 


Beco do Sr. Camilo que dá acesso ao Rio Parnaíba 

Até o momento a nossa reportagem não tem informação como essas famílias serão assistidas pelo poder público e nem a previsão de quando terá essa assistência


Matadouro Municipal - água do Rio Parnaíba já próximo. 


E segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),  publicou  nesta quarta-feira (25/03), um alerta para praticamente todos os municípios piauienses, diante da possibilidade de chuvas intensas, com acumulados que podem chegar aos 100 mm/dia. 


O alerta, válido até 11h desta quinta (26), inclui parte dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Nestas regiões indicadas pelo mapa, a chuva pode vir acompanhada de rajadas de vento de até 100 km/h.
Para evitar acidentes, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
O que pode contribuir para o aumento do nível do rio Parnaíba. 


Campo da gaveta - moradores aproveitam para pescarem

A cheia desde ano já ultrapassou a enchente do ano de 2019.





Rua Manoel Pires de Castro 





Via para Morro da Favela já cortado pelas as águas do rio Parnaíba. 

Canoas no Morro do Favela.

Campo da gaveta 













Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...