terça-feira, 1 de setembro de 2020

Maranhão chega 140.528 pessoas recuperadas do novo coronavírus

 

Aos 101 anos, Regina Coelho Guiné venceu a Covid-19 no Maranhão. — Foto: Julyane Galvão/Secretaria de Saúde do Maranhão (SES)

O Maranhão chegou a 140.528 pessoas recuperadas do novo coronavírus nesta segunda-feira (31), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nas últimas 24 horas, 1.242 pacientes receberam alta médica no estado.

Desde o início da pandemia, o estado já registrou 151.615 casos e 3.446 mortes pelo novo coronavírus. As mortes mais recentes pela doença foram confirmadas nas cidades de Bequimão, São Luís, São Bento, Poção de Pedras, Chapadinha, Caxias e Codó.

·         DÚVIDAS: Veja mais de 40 perguntas e respostas

·         GUIA ILUSTRADO: Conheça mais sobre a Covid-19

·         COVID-19 NO MA: Veja a progressão da doença na capital e em todas as cidades do estado

Até o momento, 7.641 pacientes seguem em tratamento contra a doença no estado. A secretaria afirma que 3.303 profissionais da saúde já foram infectados pela doença no Maranhão. Deste número, 3.221 se recuperaram e 61 morreram.

O estado tem 5.624 casos sob suspeita. Ao todo, já foram realizados 334.243 testes para a Covid-19 já foram realizados e 179.948 foram descartados.

 

Casos de pacientes curados

 

Aos 101 anos, a idosa Regina Coelho Guiné é mais uma maranhense que venceu a Covid-19 em São Luís. Os sinais iniciais de infecção pela doença como febre e indisposição, foram percebidos por um dos filhos da idosa.

Dona Regina passou por um exame de testagem onde foi comprovado o diagnóstico. Após o tratamento, a resposta imunológica foi surpreendente e chamou a atenção dos médicos e familiares da idosa, já que ela estava em recuperação de uma cirurgia no fêmur.

 Luzia Angelita tem 73 anos e agradeceu os profissionais de saúde após receber alta da Covid-19 — Foto: Divulgação/HUUFMA

Luzia Angelita Costa Almeida, de 73 anos, recebeu alta da Covid-19 e reencontrou a família após 90 dias internada no Hospital Universitário da UFMA, em São Luís.

A paciente foi a segunda pessoa com Covid-19 a dar entrada no hospital e também era a que estava a mais tempo internada. Segundo o HUUFMA, o tratamento da idosa exigiu diversos esforços da equipe de saúde, além da força e superação da paciente para vencer as dificuldades.

 Flávia recebe abraço após receber alta da Covid-19 no Hospital Universitário, em São Luís — Foto: Divulgação/HUUFMA

Flávia Cristina Abreu de Almeida, de 49 anos, recebeu alta com grande festa no Hospital Universitário, em São Luís. Ela ficou 34 dias internada com a Covid-19 e saiu chorando e agradecendo os profissionais de saúde.

A maranhense foi a última pessoa internada em uma das duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que o HUUFMA mantinha apenas para pacientes com Covid-19, e que foi desativada.

Após quase dois meses internada, paciente de 61 anos vence o coronavírus no Maranhão — Foto: Divulgação

Após ficar internada durante um mês e 22 dias, a paciente Celma Rodrigues, de 61 anos, ganhou uma nova vida depois de receber alta do Hospital Dr. Genésio Rêgo.

Quando ela deu entrada no hospital, seus pulmões estavam com 92% de comprometimento. Ao todo, foram 31 dias internada em um leito de UTI e outros 21 dias na enfermaria até vencer a Covid-19.

 Francisco Pereira Leite tem 102 anos e venceu a Covid-19 no Maranhão — Foto: Arquivo Pessoal

Aos 102 anos, o idoso Francisco Pereira Leite que mora no município de Tuntum, é um dos maranhenses que venceram o novo coronavírus. Ele que nunca havia ido ao médico, descobriu que estava infectado ao ir par São Luís tratar de problemas nos pulmões.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.


G1MA

Prefeito Nonato Carvalho e Líder Político Neto Carvalho ganham pavimentação asfáltico da estrada vicinal do povoado Curralinho dos Nunes

Uma emenda do Senador Weverton Rocha garantirá a pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a sede até o povoado Curralinho dos Nune...