A Nutricionista Clécia Aíres falou ao Portal Romério Carvalho sobre as mudanças climáticas e a interferência em nossa alimentação.
O quê afeta na alimentação com a mudança do clima?
Nutricionista; De acordo com as mudanças climáticas, que a temperatura esfria, nosso corpo tende a gastar mais energia para se manter aquecido. E consequentemente sentimos mais fome.
O aumento do apetite é considerado normal?
Nutricionista; O grande problema em relação a essa fome excessiva é que, na maioria das vezes, recorremos a alimentos muito calóricos que proporcionam "falsas" sensações de saciedade e bem-estar.
O quê devemos fazer?
Nutricionista; Com isso, devemos tomar bastante cuidado com o descontrole de querer comer tudo que está ao nosso alcance. Portanto, para evitar comer de forma excessiva, devemos fazer as refeições completas contendo sempre carboidratos, proteínas e lipídios, sem esquecer do principal que é o que vai nos manter saciados por mais tempo: As fibras, que são encontradas em frutas, grãos, verduras e legumes.
Chocolate quente pode ser substituído?
Nutricionista; Sempre que possível, adapte as opções: Se o chocolate quente não pode faltar, substitua o leite integral pelo desnatado, que possui quantidades similares de proteínas, potássio, fósforo e demais nutrientes, principalmente o cálcio. Sua principal vantagem é ter uma quantidade inferior de gordura.
O quê se pode comer principalmente em dias de frio?
Nutricionista; Sopa de legumes é sempre uma boa opção, alimenta e esquenta, mas cuidado para não colocar legumes demais e aumentar a taxa de açúcar no sangue, três ou quatro opções está ótimo e vai alimentar muito bem. Tente acrescentar saladas sempre que possível, elas são fonte de fibras e vão ajudar na questão da
saciedade.
Atividades físicas podem diminuir a vontade de comer muito?
Nutricionista; A prática de atividade física de alta intensidade e curta duração também ajuda na redução e controle
do apetite. E, o mais importante é que mesmo no inverno, devemos beber muita água, pois, justamente por conta do frio, o organismo não costuma manifestar sede como no verão, e isso pode levar a desidratação, principalmente em idosos e crianças.
A nutricionista Clécia Aíres, de São Bernardo/MA, está pronta pra tirar suas dúvidas no seu perfil no Instagram @cleciaaires